A Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, é um dos pulmões da cidade com uma área de 77,39 hectares, tendo sido projetada pelo padre jesuíta Estevão Cabral, no final do século XVIII, com o objetivo de regularizar o leito do rio Mondego. Uma das espécies de árvores mais plantadas foi o choupo, por ter um crescimento mais rápido. Daí o nome da mata, apesar de também a integrarem o amieiro, o freixo, o salgueiro, o ulmeiro e o lódão, entre outras espécies além do choupo.
Em cada estação do ano, a Mata do Choupal reveste-se de cores muito variadas, com uma fauna e uma flora riquíssimas, que nos acompanham em todo o percurso.
Este lindo espaço é frequentado por muitos habitantes da cidade, sobretudo nos períodos de lazer, assim como para a prática de desporto, para atividades de ensino e até de teatro. Nos últimos tempos, tem estado sob a ameaça do projeto de construção da linha ferroviária de alta velocidade Porto-Lisboa. No estudo de impacte ambiental, prevê-se o atravessamento numa parte considerável da Mata do Choupal, o que irá implicar o corte de muitas árvores. E a cidade de Coimbra ficará mais pobre!
27/11/2023