A costa rochosa de Peniche é uma pérola, em termos geológicos. Desde o Cabo Carvoeiro até, mais a norte, ao ilhéu da Papoa, vemos uma sucessão de estratos de rochas sedimentares carbonatadas de idade jurássica, com cerca de 20 milhões de anos da história geológica portuguesa, segundo informa a associação ARPT Centro de Portugal, na sua página electrónica.
Como podemos verificar, através das fotografias que agora publicamos, estas formações rochosas são de tal forma imponentes e variadas que nos deixam deslumbrados, desafiando-nos à descoberta, apesar do piso muito irregular e acidentado.
O ilhéu da Papoa (parece uma pequena ilha, mas, se olharmos com atenção, vemos que se trata de uma península com calcário e brecha vulcânica) marca o início da praia do Baleal e é particularmente belo e bastante procurado por pescadores e pelos amantes da Natureza, proporcionando belas vistas para o mar. Com frequência, embora dependendo da época do ano, este é um dos lugares privilegiados da Europa para observarmos aves marinhas e migratórias, a exemplo do corvo-marinho-de-crista, da mobelha-pequena, da gaivota-risonha ou da andorinha-do-mar-rósea, com os seus voos e comportamentos muito peculiares.
12/02/2024