Deixámos a costa da ilha das Flores e, a toda a velocidade, seguimos em direcção à ilha do Corvo, com uma paragem inesperada, em alto mar, para avistarmos uns cachalotes que, alegremente, ora emergiam ora imergiam, para contentamento dos passageiros.
Não demorámos muito tempo a chegar ao Corvo, onde já tínhamos à nossa espera uma carrinha de oito lugares que nos levaria, à vez, a visitar a ilha. É com alguma estranheza que nos vamos apercebendo da realidade em que estamos. Há, apenas, uma pequena escola com alunos desde o ensino básico até ao 12.º ano de escolaridade, frequentando neste grau de ensino só um adolescente, com quem travámos conversa. Na comunidade corvina ou corvense, existem os serviços mínimos: o correio, o banco, dois restaurantes (um deles no aeródromo), um café e não há lojas. As unidades hoteleiras são, praticamente, inexistentes, pelo que os turistas recorrem ao alojamento local.
Apesar de ser a ilha mais pequena do arquipélago dos Açores (com 17,21 quilómetros quadrados) e de ter somente 384 habitantes (segundo os resultados dos Censos de 2021), é uma lha muito acolhedora, como tivemos oportunidade de verificar. A agricultura e a criação de gado são as principais actividades económicas e todo o percurso em direcção à Lagoa do Caldeirão, no cimo da montanha vulcânica extinta de Monte Gordo, é a prova disso. A paisagem mostra-se lindíssima, com várias tonalidades de verde e de amarelo, como podemos observar nas fotografias que publicamos.
Na lagoa, com 3,7 quilómetros de perímetro, encontramos várias lagoas e pequenas “ilhotas”, com a agradável particularidade de podermos caminhar até ao fundo, na companhia de várias cabeças de gado ovino. Temos, ainda, a possibilidade de enriquecer a nossa visita local no Centro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo, alojado numa casa típica corvense, onde os visitantes acedem a diversos meios audiovisuais ou a equipamentos multimédia dispondo de conteúdos relacionados com o Parque Natural e com a avifauna dos Açores, o que nos permite ficarmos com uma imagem elucidativa desta pequena ilha, nas suas várias vertentes.
15/04/2024