Quem vai à região do Douro não pode deixar de visitar os seus miradouros. O Miradouro de São Leonardo de Galafura (no concelho da Régua) é, de todos eles, o mais impressionante. Não é por acaso que o escritor Miguel Torga o escolheu para se inspirar e até lhe chamou de “excesso de natureza”, no XII volume do seu “Diário”. Aqui, num dos penedos, podemos ler um excerto poético de uma das suas obras em que o Douro é uma presença constante.
Sobre este lugar contam-se lendas e histórias que, acrescidas de uma paisagem maravilhosa, aumentam o encanto destas paragens. Daqui, podemos avistar o rio Douro, que se vai escondendo e reaparecendo entre os montes, num mistério ainda por desvendar, onde a cultura predominante é a vinha.
No Miradouro de São Leonardo de Galafura, temos bancos estrategicamente colocados para apreciarmos a paisagem enquanto se descansa. À nossa volta, predominam os medronheiros que, para além de nos oferecerem sombra, nos proporcionam imagens lindíssimas com o colorido dos seus frutos. As fotografias que publicamos pretendem evocar a beleza deste local e desafiar-vos a conhecê-lo.
………………………….
Nota da Redacção:
Sugerimos a (re)leitura do artigo “São Leonardo de Galafura (à proa de um navio de penedos)”, da autoria de Louro Carvalho, na edição de 06/02/2023 do sinalAberto.
.
22/04/2024