(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

Quem vai à região do Douro não pode deixar de visitar os seus miradouros. O Miradouro de São Leonardo de Galafura (no concelho da Régua) é, de todos eles, o mais impressionante. Não é por acaso que o escritor Miguel Torga o escolheu para se inspirar e até lhe chamou de “excesso de natureza”, no XII volume do seu “Diário”. Aqui, num dos penedos, podemos ler um excerto poético de uma das suas obras em que o Douro é uma presença constante.

Sobre este lugar contam-se lendas e histórias que, acrescidas de uma paisagem maravilhosa, aumentam o encanto destas paragens. Daqui, podemos avistar o rio Douro, que se vai escondendo e reaparecendo entre os montes, num mistério ainda por desvendar, onde a cultura predominante é a vinha. 

No Miradouro de São Leonardo de Galafura, temos bancos estrategicamente colocados para apreciarmos a paisagem enquanto se descansa. À nossa volta, predominam os medronheiros que, para além de nos oferecerem sombra, nos proporcionam imagens lindíssimas com o colorido dos seus frutos. As fotografias que publicamos pretendem evocar a beleza deste local e desafiar-vos a conhecê-lo.

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
 (Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

………………………….

Nota da Redacção:

Sugerimos a (re)leitura do artigo “São Leonardo de Galafura (à proa de um navio de penedos)”, da autoria de Louro Carvalho, na edição de 06/02/2023 do sinalAberto.

.

22/04/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais tem pertencido. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de modo formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram