Regressemos aos Açores, mas, nesta vez, à ilha de São Miguel. É a maior ilha do arquipélago açoriano, formando o Grupo Oriental juntamente com a ilha de Santa Maria, como nos lembra a página electrónica VisitPortugal.
Após termos visitado as ilhas das Flores e do Corvo, onde a Natureza é “rainha”, agora chegados a Ponta Delgada, parece-nos outro mundo, uma cidade igual a tantas outras, experimentando um sentimento de alguma desilusão. Já tínhamos visitado esta ilha há uns 20 anos e a sensação que, então, tivemos foi a mesma.
Na altura, não tivemos a oportunidade de estar o tempo suficiente no Parque Terra Nostra, jardim botânico nacional localizado no Vale das Furnas, no concelho da Povoação, pelo que optámos por “mergulhar” nesta abundância da Natureza. E, claro, não podia faltar o mergulho, em sentido literal, na piscina (ou no tanque) termal exterior, de grandes dimensões, cujas águas vulcânicas (ricas em ferro e outros minerais), que brotam das fontes termais, apresentam uma temperatura entre os 35ºC e os 40ºC.
Depois do banho tão relaxante, partimos à descoberta das inúmeras maravilhas do Parque Terra Nostra, que remonta ao século XVIII, quando (em 1775) o abastado comerciante norte-americano Thomas Hickling se apaixonou pelas Furnas. Os vários recantos deste jardim botânico e a variedade da vegetação multicolor proporcionam momentos inesquecíveis, como também sugerem as fotografias que vos mostro.
20/05/2024