(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

Regressemos aos Açores, mas, nesta vez, à ilha de São Miguel. É a maior ilha do arquipélago açoriano, formando o Grupo Oriental juntamente com a ilha de Santa Maria, como nos lembra a página electrónica VisitPortugal.

Após termos visitado as ilhas das Flores e do Corvo, onde a Natureza é “rainha”, agora chegados a Ponta Delgada, parece-nos outro mundo, uma cidade igual a tantas outras, experimentando um sentimento de alguma desilusão. Já tínhamos visitado esta ilha há uns 20 anos e a sensação que, então, tivemos foi a mesma.

Na altura, não tivemos a oportunidade de estar o tempo suficiente no Parque Terra Nostra, jardim botânico nacional localizado no Vale das Furnas, no concelho da Povoação, pelo que optámos por “mergulhar” nesta abundância da Natureza. E, claro, não podia faltar o mergulho, em sentido literal, na piscina (ou no tanque) termal exterior, de grandes dimensões, cujas águas vulcânicas (ricas em ferro e outros minerais), que brotam das fontes termais, apresentam uma temperatura entre os 35ºC e os 40ºC.

Depois do banho tão relaxante, partimos à descoberta das inúmeras maravilhas do Parque Terra Nostra, que remonta ao século XVIII, quando (em 1775) o abastado comerciante norte-americano Thomas Hickling se apaixonou pelas Furnas. Os vários recantos deste jardim botânico e a variedade da vegetação multicolor proporcionam momentos inesquecíveis, como também sugerem as fotografias que vos mostro.

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
 (Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

20/05/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais tem pertencido. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de modo formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram