(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

Nesta vez, vamos levar-vos a um local simultaneamente belo e místico.

Situado junto do mar, entre Setúbal e Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida tem uma beleza incomparável, em que o azul do oceano toca os tons verdes da vasta e diversa vegetação existente. Esta riqueza vegetal é o que atrai a maior parte dos visitantes, sendo o respectivo acesso bastante controlado, para que se mantenha preservada. O encontro da serra com o mar favoreceu o aparecimento de belas praias de águas cristalinas e areias finas, muito procuradas pelos veraneantes.

Em plena serra, podemos visitar o Convento da Arrábida, fundado em 1542 (século XVI), pelo franciscano Martinho de Santa Maria. Na parte mais elevada, este património religioso disperso na serrania é constituído por pequenas capelas e guaritas que, juntamente com algumas celas, formam o que se designa por Convento Velho, de onde se podem avistar paisagens de cortar a respiração, como sugerem as fotografias que, agora, publicamos.

Ao longo dos tempos, a propriedade do convento passou por várias entidades. Em 1990, foi vendido à Fundação Oriente por se considerar que era a única instituição que dava garantias de preservar os valores que levaram à sua criação.

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
 (Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

.

03/06/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais tem pertencido. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de modo formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram