Nesta vez, vamos levar-vos a um local simultaneamente belo e místico.
Situado junto do mar, entre Setúbal e Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida tem uma beleza incomparável, em que o azul do oceano toca os tons verdes da vasta e diversa vegetação existente. Esta riqueza vegetal é o que atrai a maior parte dos visitantes, sendo o respectivo acesso bastante controlado, para que se mantenha preservada. O encontro da serra com o mar favoreceu o aparecimento de belas praias de águas cristalinas e areias finas, muito procuradas pelos veraneantes.
Em plena serra, podemos visitar o Convento da Arrábida, fundado em 1542 (século XVI), pelo franciscano Martinho de Santa Maria. Na parte mais elevada, este património religioso disperso na serrania é constituído por pequenas capelas e guaritas que, juntamente com algumas celas, formam o que se designa por Convento Velho, de onde se podem avistar paisagens de cortar a respiração, como sugerem as fotografias que, agora, publicamos.
Ao longo dos tempos, a propriedade do convento passou por várias entidades. Em 1990, foi vendido à Fundação Oriente por se considerar que era a única instituição que dava garantias de preservar os valores que levaram à sua criação.
.
03/06/2024