Artur Jorge (1946-2024)

 Artur Jorge (1946-2024)

(rtp.pt)

Futebolista maior, treinador de excepção, licenciado em Filologia Germânica, poeta e coleccionador de arte, homem de esquerda formado na república coimbrã anti-regime Ninho dos Matulões, Artur Jorge morreu na madrugada de hoje, vítima de doença prolongada.

(rtp.pt)
(rtp.pt)

Artur Jorge tinha feito 78 anos no dia 13 de Fevereiro. Andebol, bilhar e futebol foram paixões da sua meninice. Mas foi o futebol que o guindou ao trono. Primeiro, como futebolista ao serviço do Futebol Clube do Porto, da Académica de Coimbra, do Benfica e do Belenenses. Depois, como treinador, conquistou a glória ao serviço do Futebol Clube do Porto, sagrando-se campeão europeu, na época de 1986/87, derrotando o Bayern de Munique, na inesquecível final de Viena.

(Direitos reservados)

Sport Lisboa e Benfica, Paris Saint-Germain, Club Deportivo Tenerife, Vitesse, Al-Nasr Sports Club, Académica de Coimbra, CSKA de Moscovo e as selecções de Portugal, da Suíça e da República dos Camarões foram algumas das instituições que dirigiu como técnico. No ano em que treinou o Benfica (1994-1995), foi submetido a uma intervenção cirúrgica a um tumor na cabeça. A 4 de Fevereiro de 1989, foi condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

“Vértice da água”, edição O Jornal, em 1983, marcou a sua estreia como poeta. Eis um dos poemas da obra:

22/02/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. “Diário de Notícias”, “Portugal Hoje”, “Record”, “Tal & Qual” e “Jornal de Notícias” (JN) são algumas das publicações onde exerceu o seu ofício [Fonte: “Quem é Quem no Jornalismo”, obra editada pelo Clube de Jornalistas, em 1992]. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi delegado sindical e dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) [no biénio de 1996/97, sendo a Direcção do SJ presidida por Diana Andringa], da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP) e membro do Conselho de Redacção do JN, do qual foi editor-adjunto do “Gabinete de Reportagem” e do “Desporto”. É autor do romance “Português Suave – Cuidado com cão” [1.ª edição “Euroedições”, em 1990; 2.ª edição “Arca das Letras”, em 2004], do livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”, da peça de teatro “E Tudo o Espírito Santo Levou” e da obra para a infância “A Família da Gata Pintinhas”. É um dos autores portugueses com obra publicada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Actualmente, integra a Redacção do jornal digital “sinalAberto”.

Outros artigos

Share
Instagram