Chorar “lágrimas de crocodilo”
Verter “lágrimas de crocodilo” significa o choro de alguém que está fingindo um sentimento de tristeza. Ou seja, está a ter um choro falso ou hipócrita.
Esta expressão resulta de um facto observável nos crocodilos. Esses répteis, ao capturarem uma presa, mordem-na com força e comem-na sem mastigar, engolindo-a inteira.
Para isso, precisam de abrir muito a boca, fazendo com que a sua mandíbula comprima as glândulas lacrimais, fazendo-o lacrimejar. Assim, o crocodilo parece chorar sempre que está devorando as suas presas.
Ao verter estas lágrimas, o crocodilo aparenta chorar pela morte das suas vítimas quando, de facto, está a saboreá-las. São lágrimas naturais, mas não significam que o animal se emocione ou que sinta pena das suas presas.
Certas pessoas também choram, aparentando um sentimento de tristeza. Na verdade, esse sentimento não é real. Às vezes, as “lágrimas de crocodilo” correspondem mesmo ao oposto. Estamos, assim, perante uma expressão idiomática da Língua Portuguesa que é usada no sentido de “choro fingido” ou de uma tristeza dissimulada. Tais lágrimas não expressam um verdadeiro sofrimento, embora a pessoa chore.
29/12/2022