José Fernandes: o padre dos poemas úteis e afáveis

 José Fernandes: o padre dos poemas úteis e afáveis

(Direitos reservados – salesianos.pt)

“Poemas úteis e afáveis” é o título do mais recente livro do padre José Fernandes. O sacerdote salesiano, que também escreve contos e é tradutor, tem 102 anos de idade. O livro reúne 80 poemas que são uma viagem pela sua longa vida. José Francisco João Fernandes nasceu em Cicouro, no concelho de Miranda do Douro, peregrinou pelo Mundo como missionário e é, hoje, um dos utentes da Casa dos Salesianos(1), em Manique de Baixo (na freguesia de Alcabideche, do município de Cascais), na comunidade da Residência Salesiana Artémides Zatti.

A colectânea de poemas, publicada pela Salesianos Editora (com sede no Porto), reflecte o olhar de “um homem de fé sobre o mundo que o rodeia”. Neste caso, “um olhar revestido de beleza, capaz de encontrar a grandeza do Criador, na pequenez dos gestos e simplicidade dos rostos.” Esta editora tinha já publicado as obras de José Fernandes “Terra Minha Mãe” (em 2002) e “A Harpa do Meu Louvor” (em 2020). O sacerdote traduziu “Dom Bosco entre nós”, de Marcelle Pellissier” (1), e “S. João Bosco – Uma Biografia Nova”, de Terésio Bosco.

(Direitos reservados)

Como contista, o padre salesiano José Fernandes escreveu “La Mona I Maio – Cuontos de la Raia i de I Praino” (A Mona de Maio – Contos da Raia e do Planalto), livro bilingue, traduzido para Mirandês por Alcides de Meirinhos (2), conterrâneo do “Padre Zé” (pois, ambos nasceram no lugar de Cicouro). A obra, que mereceu uma segunda edição, em 2020, retrata uma aldeia raiana e as memórias das pessoas que ali nasceram e viveram no século XIX, falando Mirandês, “língua utilizada em casa e na aldeia”, mas que “nunca entrou na escola”, como regista uma nota de apresentação da Âncora Editora.

Quem conhece o padre José Fernandes, que também deu aulas de Latim e de História, define-o como um ser humano singular. Não admira: o menino que nasceu há 102 anos no longínquo planalto mirandês e se tornou padre na Sé Patriarcal, em 1948, fez tudo “o que podia e não podia, lutou, batalhou e conquistou”. Fez conferências e dirigiu um espaço literário, além de ser escritor e poeta. O padre José Fernandes é, muito possivelmente, o autor mais velho do Mundo.

Quando o padre José Francisco João Fernandes comemorava o seu 97.o aniversário. (salesianos.pt)

Deixo aqui o poema com que ele assinalou os seus 97 anos de vida, a 18 de Novembro de 2017:

Notas:

1 A Congregação Salesiana ou Salesianos é uma congregação religiosa da Igreja Católica fundada, em 1859, por João Melchior Bosco (1815-1885) – mais conhecido como Dom Bosco – e aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX (4). A Sociedade de São Francisco de Sales (nome oficial) recebeu “padres, seminaristas e leigos, que fizeram votos de castidade, pobreza e obediência.” A partir de 1863, além dos oratórios, os salesianos passam a  dedicar-se também aos colégios e escolas católicas para meninos e jovens. O colégio Salesianos do Porto é, hoje, uma escola de reconhecido mérito. Dom Bosco foi aclamado por João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”.

2 – É professor, escritor e secretário corporativo da Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa (ALCM).

3 – Michel Quoist (1921-1997) foi um presbítero e escritor francês. Filho de pai ateu e de mãe profundamente católica, foi missionário e integrou o comité epicospal da Igreja Católica na America Latina.

4 – Pio IX (1792-1878) foi o papa com o segundo pontificado mais longo da História, depois de São Pedro. Pio IX tornou-se pontífice em 1846. Viveu a unificação italiana, a Revolução Industrial e o ínício da Belle Époque. Foi o primeiro papa a ser fotografado e foi beatificado por João Paulo II, em 2000.

Fontes consultadas: Wikipedia e sítio electrónico da Salesianos Editora.

.

13/02/2023

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Autor, editor, jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP). Publicou o romance “Português Suave” e o livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”. É um dos autores portugueses com obra publicada na colecção “Livro na Rua”, que é editada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Tem textos publicados no "Resistir.info" e em diversos sítios electrónicos da América Latina e do País Basco. É autor da coluna semanal “Sinais de Fogo” no blogue “A Viagem dos Argonautas”. Assina a crónica “Farpas e Cafunés”, na revista digital brasileira “Nós Fora dos Eixos”.

Outros artigos

Share
Instagram