Lusitanos: o estranho povo da Ibéria
Há quem diga que a frase “Há, nos confins da Ibéria, um povo que nem se governa nem se deixa governar” é uma observação de Júlio César. Mas, alguns historiadores contestem e atribuem a sua autoria ao general Galba.
Segundo estes historiadores, a afirmação “Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho: não se governa nem se deixa governar” é da autoria do general Galba e foi escrita pelo general romano, que se encontrava em serviço na Ibéria, em carta enviada ao imperador. Este general foi um dos primeiros governadores romanos na península e viveu no século III a. C. – nasceu nas imediações de Terracina (que é, hoje, uma comuna italiana da região do Lácio, província de Latina), tendo-lhe sido dado o nome de Sérvio Sulpício Galba.
O general e governador referia-se aos Lusitanos como uma tribo guerreira que habitava na parte ocidental da Ibéria e que oferecia às legiões romanas uma grande resistência. De facto, esta resistência só foi vencida através da recorrência ao aliciamento à traição e ao assassinato dos seus líderes.
Estrabão – historiador e filósofo grego do século I a. C. – descreveu os Lusitanos como um povo guerreiro, vivendo uma vida rude, de hábitos sóbrios e frugais, bebendo água, cerveja de cevada e leite de cabra, além de comer pão feito de bolotas de carvalho, alguma carne de cabra e algum peixe. Vinho, só apenas nos festins. Curiosamente, apesar de tanta austeridade, as mulheres gostavam de se ornamentar profusamente com jóias. Estrabão também relatou que, do ponto de vista político, os Lusitanos eram individualistas com grande falta de coesão política.
Este povo viveu na Lusitânia que, em grande parte, corresponde ao actual território português, sendo, portanto, nosso antepassado remoto.
Como regista a Wikipédia, os antepassados dos Lusitanos “compunham um mosaico de diferentes tribos que habitaram Portugal desde o Neolítico”. “Miscigenaram-se parcialmente com os invasores”, os Celtas, dando origem aos Lusitanos. Não se sabe ao certo a origem dessas tribos celtas, mas, como refere ainda esta enciclopédia livre, “é muito provável que fossem oriundas dos Alpes suíços e teriam migrado devido ao clima mais ameno da Península Ibérica”.
Por conseguinte, entre as numerosas tribos que habitavam a Península Ibérica quando chegaram os Romanos, a dos Lusitanos encontrava-se na parte ocidental, “considerada por alguns autores a “maior das tribos ibéricas, com a qual durante muitos anos lutaram os Romanos”.
.
24/08/2023