Notícia falsa

 Notícia falsa

(tviplayer.iol.pt)

A generalidade dos orgãos de comunicação social passou os últimos dias a dar uma notícia falsa. Anunciando como “casamento real” o matrimónio de dois jovens portugueses: Maria Francisca de Bragança e Duarte Martins.

Embora a noiva seja filha dos duques de Bragança, Duarte Pio e Isabel Herédia, tal falsidade noticiosa, ampliada, no sábado (7 de Outubro), por um longo e penoso “directo” de um canal televisivo, é desmentida por um facto histórico ocorrido há 113 anos: a implantação da República.

Ou seja, a partir do dia 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ter Casa Real e Família Real. Assim sendo, noticiar o matrimónio, no Palácio Nacional de Mafra, como “casamento real” é uma falácia do tamanho da Torre dos Clérigos.

Uma “fake news”, como diria, certamente, a maioria dos “aristocratas” que marcaram presença no alegado enlace “real”.

.

09/10/2023

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Autor, editor, jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP). Publicou o romance “Português Suave” e o livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”. É um dos autores portugueses com obra publicada na colecção “Livro na Rua”, que é editada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Tem textos publicados no "Resistir.info" e em diversos sítios electrónicos da América Latina e do País Basco. É autor da coluna semanal “Sinais de Fogo” no blogue “A Viagem dos Argonautas”. Assina a crónica “Farpas e Cafunés”, na revista digital brasileira “Nós Fora dos Eixos”.

Outros artigos

Share
Instagram