“O Arreda”

 “O Arreda”

“O Arreda”: Afonso de Bragança, duque do Porto e o último príncipe herdeiro da monarquia portuguesa. (Direitos reservados)

“O Arreda” era uma figura muito conhecida em Lisboa, nos finais do século XIX e nos princípios do século XX. Não era, no entanto, uma figura qualquer. Chamava-se Afonso de Bragança, sendo o segundo filho do rei D. Luís I e da rainha Maria Pia de Sabóia. Ou seja, era o irmão mais novo do rei D. Carlos.

O infante D. Afonso, filho de D. Luís I, num dos seus automóveis.
(pt.wikipedia.org)

Ao ser um príncipe português, tinha vários títulos, entre os quais duque do Porto, condestável do reino e foi o último vice-rei da Índia. Apesar destes títulos, ficou mais conhecido, nas bocas do povo, como “O Arreda”. Porquê?

O príncipe Afonso era amante de carros e de velocidades “estonteantes” para a época. E, como tal, percorria as ruas de Lisboa no seu automóvel, gritando “Arreda, arreda!”, para que os peões e as carroças lhe saíssem da frente. Este seu cuidado, para não ocasionar desastres, valeu-lhe, da facção republicana, o epiteto de “O Arreda”.

Embora se acredite que parte deste cognome lhe advenha das deslocações que fazia no seu próprio carro, a verdade é que, como comandante da Real Associação de Bombeiros Voluntários da Ajuda, também percorria as ruas de Lisboa num carro de bombeiros, pago pelo próprio bolso, a alta velocidade, gritando “Arreda, arreda!”, para desimpedir o caminho ou a via pública, atendendo a que não havia sirenes nesse tempo.

O infante D. Afonso de Bragança, além de ser designado de “O Arreda”, também foi conhecido por se fazer rodear de senhoras espampanantes, “socialites de reputação mais ou menos duvidosa” que as más-línguas apelidaram de “borboletas” – as “borboletas de D. Afonso”. (Créditos de imagem: O Zé – Semanario de caricaturas a cores, crítico e humorístico, N.º 96, 2.º, 218, 5.º ano – 10 Set. 1912 / Hemeroteca Digital de Lisboa – hemerotecadigital.cm-lisboa.pt)

A sua paixão por estas novas carroças sem cavalos levou-o a ser o impulsionador e organizador das primeiras corridas de automóveis em Portugal. Quem ganhou a primeira corrida? Essa é outra estória que penso contar, oportunamente.

.

20/07/2023

Siga-nos:
fb-share-icon

Vítor Duque Cunha

Outros artigos

Share
Instagram