O homem do saco

 O homem do saco

(Créditos de imagem: Pinterest – segredosdomundo.r7.com)

Quem, principalmente entre aqueles que já cá andam há uns tempos, não ouviu falar do homem do saco? O homem do saco era um bicho-papão retratado como um homem com um saco às costas e que levava as crianças desobedientes ou malcriadas.

(Créditos de imagem: Rodney Buchemi – segredosdomundo.r7.com)
Representação do homem do saco pelo alemão
Abraham Bach der Ältere. (pt.wikipedia.org)

A figura mitológica do “homem do saco” – também conhecido, no Brasil, pelo epíteto de “papa-figo” – é muito vulgar nos países ibero-americanos, apresentando-se com diferentes aspectos e roupagens.

A simples menção dita a uma criança que fosse malcriada, desobediente ou, mesmo, muito irrequieta era a de que poderia ser levada pelo homem do saco, fazendo-a mudar, de um momento para o outro, de atitude.

Mas, mitologia à parte, o que é mais assombroso é que o homem do saco existiu, de facto. Por volta de 1913, era legalmente permitido enviar crianças pelo correio, acompanhadas por carteiros e, tal como em qualquer encomenda, levavam os respectivos selos colados às roupas.

(hinouye.wordpress.com)

Isto acontecia por vários motivos. Um deles é que, quando grassava uma epidemia numa localidade, os pais enviavam, via correio, as crianças para casa de familiares distantes. Outro motivo era o envio das crianças para locais onde pudessem ser adotadas. Tudo isto era legal e muito comum.

Não admira que, nos países onde isto acontecia, as crianças identificassem cada carteiro como o homem do saco. Porém, até nos países onde não havia este serviço postal, a simples menção que o homem do saco podia aparecer era aterradora para as crianças.

(afolhatorres.com.br)

Segundo nos recorda a Wikipédia, por exemplo, em Espanha, o “hombre del saco” é, geralmente, “retratado como um velho malvado e impossivelmente feio e magro que come as crianças que se comportam mal”. Como se regista ainda, a este respeito, o “assassinato do menino Bernardo Gonzalez Parra por Francisco Leona Romero em Gádor [no ano de 1910] deu origem a esse termo no país”, porque “os sequestradores usavam um saco de balas para levar com as crianças”.

Esta ameaça seria, hoje, vista como uma atitude pedagógica por parte dos pais? Deixo a resposta à vossa consideração.

.

08/06/2023

Siga-nos:
fb-share-icon

Vítor Duque Cunha

Outros artigos

Share
Instagram