Obrigado, Jane Birkin!

 Obrigado, Jane Birkin!

“Je T’Aime… Moi Non Plus” é um colossal hino â estética do desejo. Esta famosa canção francesa foi escrita por Serge Gainsbourg (que vemos nesta fotografia com Jane Birkin) e cantada por ele, em dueto, primeiro, com Brigitte Bardot (em 1967), que, inicialmente, recusou a sua edição (ou publicação). Por isso, Serge Gainsbourg regravou-a com a sua nova companheira, Jane Birkin (em 1969) e esta canção vem a ser, de forma notável, o “número um” no Reino Unido. (Créditos fotográficos: Reg Lancaster/Getty Images – theguardian.com)

A londrina Jane Birkin (1946-2023) que era “a mais parisiense das inglesas”, no justo dizer de Anne Hidalgo, presidente da Câmara Municipal de Paris, morreu, ontem (domingo, 16 de Julho), aos 76 anos.

Faleceu Jane Birkin: a primeira página do vespertino parisiense Le Monde e a da recente edição do também parisiense diário Libération. (Direitos reservados)

Birkin, que tinha um lugar solar no mundo da cultura, tornou-se notável entre as décadas de 1960 e 1970. Muito por boa culpa da sua relação pessoal e profissional com Serge Gainsbourg (1946-2023), poeta e músico francês, filho de imigrantes judeus-ucranianos.

Serge Gainsbourg e Jane Birkin actuando em 1977. (Créditos fotográficos: United Archives / Impress Own / Getty Images – theguardian.com)

A relação entre Gainsbourg e Jane Birkin fez nascer “Je T’Aime… Moi Non Plus”, sucesso internacional que motivou críticas do Vaticano e que António Oliveira Salazar proibiu.

“Je T’Aime… Moi Non Plus” é um colossal hino à estética do desejo. E abriu caminho a vários outros discos do dueto. Como “La Décadanse”, por exemplo, que proporcionou momentos de intensa beleza, em que Jane Birkin também dançava e oferecia a sua beleza a um Serge Gainsbourg “conquistado” e “admirado”, sendo perceptível uma verdadeira cumplicidade entre os dois.

Cantora, argumentista, realizadora e actriz, Jane Birkin participou em filmes como “Blow-Up” (em 1966), “A Piscina” (em 1969), “Se D. Juan Fosse Uma Mulher” (em 1973) e “A Filha Pródiga” (em 1981). Também foi modelo e inspirou tendências de moda, como a mala Birkin, produzida pela Hermès.

Veja e ouça, aqui, o “videoclip” ou curta-metragem original (Fontana, 1969) da canção “Je T’Aime… Moi Non Plus”, com Serge Gainsbourg e Jane Birkin.

Pode aceder, também aqui, a uma outra versão da canção “La Décadanse”.

.

17/07/2023

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Autor, editor, jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP). Publicou o romance “Português Suave” e o livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”. É um dos autores portugueses com obra publicada na colecção “Livro na Rua”, que é editada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Tem textos publicados no "Resistir.info" e em diversos sítios electrónicos da América Latina e do País Basco. É autor da coluna semanal “Sinais de Fogo” no blogue “A Viagem dos Argonautas”. Assina a crónica “Farpas e Cafunés”, na revista digital brasileira “Nós Fora dos Eixos”.

Outros artigos

Share
Instagram