“Viagem a Portugal”
O comando da televisão protege-me dos chamados comentadores e do sangue vomitado por um canal, que vendem como líder das audiências. Graças a ele, ao comando, também fico a salvo da imbecilidade dos programas de entretenimento e do berreiro da esmagadora maioria dos seus apresentadores.
Viva o comando, pois. E vivam todos aqueles que ainda nos levam a ligar a televisão. Como o canal da RTP2, o meu eleito em termos nacionais, ou um ou outro programa da RTP1. Dois exemplos: o documentário sobre a pide “Leninha” e a série “Salgueiro Maia – O Implicado”, exibidos recentemente.
Graças ao comando, voltei a reencontrar-me com José Saramago e com a sua “Viagem a Portugal”. Foi na madrugada da última quinta-feira. Tal aconteceu na RTP1 e graças a Fábio Porchat, actor, humorista e apresentador de televisão brasileiro, que montou a sua viagem a partir da leitura das 504 páginas da obra de Saramago.
O livro a “Viagem a Portugal” foi publicado nos anos 80. E resulta da peregrinação de José Saramago (entre outubro de 1979 e julho de 1980, o escritor percorreu o país), que a eternizou em palavras. Agora, quarenta anos depois, Porchat faz a mesma viagem, sempre acompanhado da obra do Nobel de Literatura. Viaja pelas terras visitadas pelo escritor e prova “as mesmas comidas e até o mesmo vinho”.
Esta “Viagem a Portugal” do actor brasileiro é recheada das palavras de Saramago e de humor inteligente. Teve início na transmontana Miranda do Douro e terminou na algarvia Sagres. A série foi estreada em Outubro de 2022 e está a ser exibida de novo. Pode (re)ver os seus episódios aqui.
.
15/05/2023