“Viagem a Portugal”

 “Viagem a Portugal”

“Viagem a Portugal”: série televisiva baseada na obra de José Saramago. (media.rtp.pt)

O comando da televisão protege-me dos chamados comentadores e do sangue vomitado por um canal, que vendem como líder das audiências. Graças a ele, ao comando, também fico a salvo da imbecilidade dos programas de entretenimento e do berreiro da esmagadora maioria dos seus apresentadores.

Viva o comando, pois. E vivam todos aqueles que ainda nos levam a ligar a televisão. Como o canal da RTP2, o meu eleito em termos nacionais, ou um ou outro programa da RTP1. Dois exemplos: o documentário sobre a pide “Leninha” e a série “Salgueiro Maia – O Implicado”, exibidos recentemente.

A partir do livro “Viagem a Portugal”, de José Saramago, o actor e comediante Fábio Porchat é o protagonista de uma série documental que a RTP volta a exibir. (rtp.pt)
(Direitos reservados)

Graças ao comando, voltei a reencontrar-me com José Saramago e com a sua “Viagem a Portugal”. Foi na madrugada da última quinta-feira. Tal aconteceu na RTP1 e graças a Fábio Porchat, actor, humorista e apresentador de televisão brasileiro, que montou a sua viagem a partir da leitura das 504 páginas da obra de Saramago.

O livro a “Viagem a Portugal” foi publicado nos anos 80. E resulta da peregrinação de José Saramago (entre outubro de 1979 e julho de 1980, o escritor percorreu o país), que a eternizou em palavras. Agora, quarenta anos depois, Porchat faz a mesma viagem, sempre acompanhado da obra do Nobel de Literatura. Viaja pelas terras visitadas pelo escritor e prova “as mesmas comidas e até o mesmo vinho”.

O brasileiro Fábio Porchat calça as botas de Saramago e começa a “Viagem a Portugal” com os pés em Espanha e a cabeça em Portugal. (rtp.pt)

Esta “Viagem a Portugal” do actor brasileiro é recheada das palavras de Saramago e de humor inteligente. Teve início na transmontana Miranda do Douro e terminou na algarvia Sagres. A série foi estreada em Outubro de 2022 e está a ser exibida de novo. Pode (re)ver os seus episódios aqui.

.

15/05/2023

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. “Diário de Notícias”, “Portugal Hoje”, “Record”, “Tal & Qual” e “Jornal de Notícias” (JN) são algumas das publicações onde exerceu o seu ofício [Fonte: “Quem é Quem no Jornalismo”, obra editada pelo Clube de Jornalistas, em 1992]. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi delegado sindical e dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) [no biénio de 1996/97, sendo a Direcção do SJ presidida por Diana Andringa], da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP) e membro do Conselho de Redacção do JN, do qual foi editor-adjunto do “Gabinete de Reportagem” e do “Desporto”. É autor do romance “Português Suave – Cuidado com cão” [1.ª edição “Euroedições”, em 1990; 2.ª edição “Arca das Letras”, em 2004], do livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”, da peça de teatro “E Tudo o Espírito Santo Levou” e da obra para a infância “A Família da Gata Pintinhas”. É um dos autores portugueses com obra publicada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Actualmente, integra a Redacção do jornal digital “sinalAberto”.

Outros artigos

Share
Instagram