A Maternidade Bissaya Barreto (integrada no Complexo Materno-Infantil da Quinta da Rainha), construída de raiz na Quinta da Rainha, próximo do Largo da Cruz de Celas, em Coimbra, por iniciativa de Fernando Baeta Bissaya Barreto (médico cirurgião e catedrático da Universidade de Coimbra), foi inaugurada a 28 de Abril de 1963, quase 20 anos depois de apresentado o plano geral da sua construção.
Como era habitual nas suas obras, Bissaya Barreto rodeou-se dos melhores artistas nas áreas da escultura, do desenho e da pintura. É impossível ficar indiferente à quantidade de obras de arte existentes, quer no interior quer no exterior da Maternidade Bissaya Barreto, umas bem conservadas outras em contínua degradação.
Nos jardins, são bem visíveis as esculturas de crianças e de animais em interação, que ainda hoje são a delícia das crianças do Jardim de Infância e do Ninho dos Pequenitos (no âmbito da Obra de Protecção à Grávida e Defesa da Criança, estrutura que também foi criada por Bissaya Barreto e inaugurada em Junho de 1931). Se estivermos atentos, as paredes exteriores são decoradas com lindíssimos baixos-relevos sobre uma temática que é, quase sempre, a maternidade e a criança, cujas fotos vos mostramos.
.
22/01/2024