(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

A Maternidade Bissaya Barreto (integrada no Complexo Materno-Infantil da Quinta da Rainha), construída de raiz na Quinta da Rainha, próximo do Largo da Cruz de Celas, em Coimbra, por iniciativa de Fernando Baeta Bissaya Barreto (médico cirurgião e catedrático da Universidade de Coimbra), foi inaugurada a 28 de Abril de 1963, quase 20 anos depois de apresentado o plano geral da sua construção.

Como era habitual nas suas obras, Bissaya Barreto rodeou-se dos melhores artistas nas áreas da escultura, do desenho e da pintura. É impossível ficar indiferente à quantidade de obras de arte existentes, quer no interior quer no exterior da Maternidade Bissaya Barreto, umas bem conservadas outras em contínua degradação.

Nos jardins, são bem visíveis as esculturas de crianças e de animais em interação, que ainda hoje são a delícia das crianças do Jardim de Infância e do Ninho dos Pequenitos (no âmbito da Obra de Protecção à Grávida e Defesa da Criança, estrutura que também foi criada por Bissaya Barreto e inaugurada em Junho de 1931). Se estivermos atentos, as paredes exteriores são decoradas com lindíssimos baixos-relevos sobre uma temática que é, quase sempre, a maternidade e a criança, cujas fotos vos mostramos.

 (Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

.

22/01/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais pertenceu. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de forma formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram