Estamos no município de Vila de Rei e, depois da visita ao Marco Geodésico (marco trigonométrico que sinaliza o centro geodésico de Portugal Continental), na serra da Melriça (conhecida, localmente, como Picoto da Melriça), aceitamos o desafio de fazer um percurso tão acidentado quanto belo.
No cimo do maciço rochoso, na zona mais elevada, depara-se-nos o miradouro do Penedo Furado, de onde podemos observar uma paisagem fabulosa.
Entre as várias formações rochosas, avistamos uma grande mancha arbórea constituída, essencialmente, por pinheiros, mas que, na Primavera, é invadida por uma vastidão amarela de acácias, as quais, fora desta época, quase passam despercebidas aos nossos olhos.
Toda esta paisagem é, aqui e ali, interrompida pelos vários passadiços de madeira que nos vão conduzindo a trilhos, a outros miradouros e a pequenas cascatas, com queda de água constante e à sua passagem natural entre as rochas, até se chegar à praia fluvial do Penedo Furado.
Como regista a página electrónica da Entidade Regional de Turismo do Centro (que adopta a denominação Turismo Centro Portugal), esta “é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina” – e com pouca profundidade –, mas também pelas infra-estruturas com que está equipada.
As fotografias que, agora, publicamos são um cheirinho do que podemos usufruir nestas paragens.
04/03/2024