(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

Estamos no município de Vila de Rei e, depois da visita ao Marco Geodésico (marco trigonométrico que sinaliza o centro geodésico de Portugal Continental), na serra da Melriça (conhecida, localmente, como Picoto da Melriça), aceitamos o desafio de fazer um percurso tão acidentado quanto belo.

No cimo do maciço rochoso, na zona mais elevada, depara-se-nos o miradouro do Penedo Furado, de onde podemos observar uma paisagem fabulosa.

Entre as várias formações rochosas, avistamos uma grande mancha arbórea constituída, essencialmente, por pinheiros, mas que, na Primavera, é invadida por uma vastidão amarela de acácias, as quais, fora desta época, quase passam despercebidas aos nossos olhos.

Toda esta paisagem é, aqui e ali, interrompida pelos vários passadiços de madeira que nos vão conduzindo a trilhos, a outros miradouros e a pequenas cascatas, com queda de água constante e à sua passagem natural entre as rochas, até se chegar à praia fluvial do Penedo Furado.

Como regista a página electrónica da Entidade Regional de Turismo do Centro (que adopta a denominação Turismo Centro Portugal), esta “é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina” – e com pouca profundidade –, mas também pelas infra-estruturas com que está equipada.

As fotografias que, agora, publicamos são um cheirinho do que podemos usufruir nestas paragens.

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

04/03/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais tem pertencido. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de modo formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram