Após um dia de chuva intensa no Parque Nacional da Peneda-Gerês, nada fazia prever que o dia seguinte surgisse, inicialmente com nevoeiro, mas, logo de seguida, com o Sol um pouco envergonhado, embora sem chuva. Tínhamos programado um passeio de barco na albufeira da Barragem da Caniçada e, como tal, era importante que estivesse um tempo mais acolhedor para podermos usufruir de toda a beleza que a rodeia.
A albufeira da Caniçada situa-se no distrito de Braga, abrangendo os concelhos de Vieira do Minho e Terras de Bouro, e resulta da construção de uma barragem terminada no ano de 1955, que reuniu as águas dos rios Cávado, Gerês e Freitas, dando lugar a uma área navegável de 689 hectares.
Para além da beleza natural das margens da albufeira, podemos ainda observar diversas pontes, a Marina de Rio Caldo, a fabulosa vista para o Santuário de São Bento da Porta Aberta e ainda a praia fluvial de Alqueirão, que asseguram excelentes condições de atracção turística, conforme se pode observar pelas imagens que captámos.
O facto de, nesse dia, apenas existir um barco a navegar na albufeira da Caniçada, estávamos ainda no corrente mês de Março, permitiu que as águas estivessem calmas e, assim, se formassem belíssimos espelhos.
18/03/2024