(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

Após um dia de chuva intensa no Parque Nacional da Peneda-Gerês, nada fazia prever que o dia seguinte surgisse, inicialmente com nevoeiro, mas, logo de seguida, com o Sol um pouco envergonhado, embora sem chuva. Tínhamos programado um passeio de barco na albufeira da Barragem da Caniçada e, como tal, era importante que estivesse um tempo mais acolhedor para podermos usufruir de toda a beleza que a rodeia.

A albufeira da Caniçada situa-se no distrito de Braga, abrangendo os concelhos de Vieira do Minho e Terras de Bouro, e resulta da construção de uma barragem terminada no ano de 1955, que reuniu as águas dos rios Cávado, Gerês e Freitas, dando lugar a uma área navegável de 689 hectares.

Para além da beleza natural das margens da albufeira, podemos ainda observar diversas pontes, a Marina de Rio Caldo, a fabulosa vista para o Santuário de São Bento da Porta Aberta e ainda a praia fluvial de Alqueirão, que asseguram excelentes condições de atracção turística, conforme se pode observar pelas imagens que captámos.

O facto de, nesse dia, apenas existir um barco a navegar na albufeira da Caniçada, estávamos ainda no corrente mês de Março, permitiu que as águas estivessem calmas e, assim, se formassem belíssimos espelhos.

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

18/03/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais tem pertencido. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de modo formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram