(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

Toda a zona do Ribatejo é particularmente bonita. Com caraterísticas próprias, muito verdejante e com planícies a perder de vista. Depois da visita a Constância, onde os rios Tejo e Zêzere se abraçam e se fundem num só, optámos por visitar o castelo de Almourol, situado numa ilhota do rio Tejo, à qual se consegue chegar num pequeno barco. A certa altura do percurso, começamos a apercebermo-nos da imponência do castelo, que se eleva numa escarpa granítica no meio do rio, entre Vila Nova da Barquinha e Praia do Ribatejo.

Como se pode ler num painel exposto logo à entrada, trata-se de um monumento militar medieval cuja construção foi concluída no ano de 1171, sendo também um dos que melhor evoca a memória dos Templários no nosso país e da Reconquista cristã. Ao longo dos anos, o castelo de Almourol foi sujeito a várias obras de reabilitação nas muralhas e nos acessos, permitindo que os visitantes possam circular em segurança e desfrutar das maravilhosas vistas, como vos mostro, agora, através das fotografias que ali captei.

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
 (Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

27/05/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais tem pertencido. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de modo formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram