À descoberta de um Portugal desconhecido por muitos de nós, nesta vez, partimos para o concelho de Tábua, no distrito de Coimbra. É com uma agradável surpresa que constatamos a beleza do interior do nosso país, mesmo nos locais onde menos esperamos.
Quero, agora, mostrar-vos isso, recorrendo a fotografias que não fazem jus à realidade dos passadiços do Trilho dos Gaios. É um percurso ao longo do rio Cavalos, afluente do Mondego, no verdejante e frondoso Vale de Gaios, que nos vai proporcionando uma apetitosa frescura em dias tão quentes como os que temos vivido.
Iniciámos a caminhada junto da praia fluvial da aldeia de Vale de Gaios, num trajecto muito acessível, sem grandes desníveis, atravessado por pequenos passadiços estrategicamente colocados para ultrapassar alguns obstáculos. As paragens sucediam-se para o descanso normal, mas, sobretudo, para fruir da zona envolvente e captar algumas imagens.
A distância total é de, aproximadamente, 17 quilómetros. Porém, por vários motivos, apenas fizemos cerca de metade do percurso.
12/07/2024