As romarias e tradições do nosso país, sobretudo no Norte, são uma constante no Verão, especialmente no Minho. Para além das cerimónias religiosas, a animação é muita e conta com a presença de inúmeros veraneantes, feirantes e bastante música.
Hoje, vamos à Romaria de São Bartolomeu do Mar, no concelho de Esposende, onde – todos os anos, a 24 de Agosto – uma multidão circula em direcção ao mar para observar e participar no ritual do “banho santo”. Nem a chuva intensa, estranha na época, demove pais e filhos. Diz a lenda que quem for gago, se mergulhar três vezes no mar, curará a sua gaguez, ritual que se cumpre, novamente, por parte de alguns corajosos.
É com surpresa que nós deparamos com uma praia onde a areia tem uma faixa diminuta, tendo sido coberta a restante área por seixos de vários tamanhos, conforme se pode ver nas fotografias. Segundo informações de pessoas locais, há cerca de 10 anos, perante a subida do mar e a consequente erosão provocada pelas marés, o areal foi desaparecendo, o que levou o executivo municipal a mandar colocar várias camadas de seixos, a fim de evitar o avanço
da erosão costeira. Se, por um lado, em possibilidades visuais, ficamos com uma imagem diferente e com alguma beleza, o acesso ao mar torna-se numa autêntica aventura, praticamente impossível para muitas pessoas com mobilidade mais reduzida.
02/09/2024