(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

As romarias e tradições do nosso país, sobretudo no Norte, são uma constante no Verão, especialmente no Minho. Para além das cerimónias religiosas, a animação é muita e conta com a presença de inúmeros veraneantes, feirantes e bastante música.

Hoje, vamos à Romaria de São Bartolomeu do Mar, no concelho de Esposende, onde – todos os anos, a 24 de Agosto – uma multidão circula em direcção ao mar para observar e participar no ritual do “banho santo”. Nem a chuva intensa, estranha na época, demove pais e filhos. Diz a lenda que quem for gago, se mergulhar três vezes no mar, curará a sua gaguez, ritual que se cumpre, novamente, por parte de alguns corajosos.

É com surpresa que nós deparamos com uma praia onde a areia tem uma faixa diminuta, tendo sido coberta a restante área por seixos de vários tamanhos, conforme se pode ver nas fotografias. Segundo informações de pessoas locais, há cerca de 10 anos, perante a subida do mar e a consequente erosão provocada pelas marés, o areal foi desaparecendo, o que levou o executivo municipal a  mandar colocar várias camadas de seixos, a fim de evitar o avanço

da erosão costeira. Se, por um lado, em possibilidades visuais, ficamos com uma imagem diferente e com alguma beleza, o acesso ao mar torna-se numa autêntica aventura, praticamente impossível para muitas pessoas com mobilidade mais reduzida.

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
 (Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

02/09/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais tem pertencido. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de modo formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram