(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

Nesta vez, o nosso gosto de viajar e de conhecer novos locais levou-nos a percorrer a Rota das Águas Termais do Alto-Tâmega. Estamos em presença de águas gasocarbónicas naturais reconhecidas pelas suas propriedades curativas, em cujos locais são acolhidas, anualmente, muitas pessoas em busca do tratamento de algumas patologias.

Na actual edição do sinalAberto, apenas vamos mostrar a estância termal de Vidago, no município de Chaves, com prestígio nacional e internacional, inserida numa área de cerca de 100 hectares, constituindo um belíssimo Parque Natural que rodeia o Vidago Palace Hotel.

Ao entrarmos neste espaço, somos recebidos por variadas espécies de árvores centenárias, com um colorido que varia conforme as estações do ano, mas que, nesta época, nos mostram tonalidades muito diversas e belas. Ao avançarmos, somos surpreendidos com vários lagos enquadrados num estilo muito romântico. No entanto, o protagonista neste contexto é o imponente Vidago Palace Hotel, o qual combina o estilo Belle Époque com luxos modernos. O célebre hotel termal de luxo foi inaugurado no início do século XX, com posteriores obras de restauro, mas cuja acessibilidade é restrita, apenas, a pessoas com muito poder económico.

Enquanto vamos caminhando, encontramos várias fontes abrigadas por edifícios lindíssimos, duas delas ainda funcionais, onde tivemos a oportunidade de provar a água termal. Por fim, avistamos o campo de golfe do Vidago Palace, apreciado como exemplar único, actualmente com 18 buracos numa área muito considerável. Localmente, existe sinalética indicando alguns trilhos para percursos pedonais que não visitámos. Entretanto, ficam os registos fotográficos.

(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)
(Créditos fotográficos: Albertina Costa)

11/11/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Albertina Costa

Maria Albertina Silva Nogueira Fonseca Costa é licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, com pós-graduações em Intervenção Sistémica, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, e em Proteção de Menores, pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi cofundadora da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social, da qual foi a primeira presidente. Desenvolveu a sua atividade profissional na área da saúde, em vários estabelecimentos no Porto e em Coimbra. Nos últimos anos, trabalhou essencialmente com grávidas e com crianças de risco social. Foi coordenadora de equipa no Hospital dos Covões (Hospital Geral) e na Maternidade Bissaya Barreto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Nesta última unidade, coordenou o projeto piloto “Nascer Cidadão”, que incentivava os pais a registarem os filhos na Maternidade. Atualmente, é presidente da direção da Sorriso – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, da qual foi cofundadora e a cujos corpos sociais tem pertencido. Em 2015, iniciou formação na área da Fotografia, a que se dedica de modo formal e informal, constituindo uma atividade que a tem motivado nos últimos anos. Observar a realidade que a rodeia e captá-la através da lente tem sido a sua paixão. Com a rubrica “O Meu Olhar”, Albertina Costa traz uma nova perspetiva ao jornal "sinalAberto".

Outros artigos

Share
Instagram