O Outono é, para algumas pessoas, uma época do ano, de certo modo, deprimente. Sobretudo, porque significa o fim das férias, o regresso ao trabalho, os dias com menos luz natural e a queda das folhas, que tanto aborrecem quem tem de as remover dos jardins e de outros espaços. Para os que gostam de fotografar, é um período particularmente belo.
A paisagem oferece-nos uma paleta de cores deslumbrantes que nos convida a registar repetidas imagens, sem conseguir parar. Foi o que nos aconteceu quando chegámos a Manteigas e começámos a ver uma extensa mancha dourada na encosta de São Lourenço, em plena serra da Estrela, onde está localizada a maior mancha de faias da Península Ibérica, também conhecida por Bosque (ou Rota) das Faias de São Lourenço.
Tinha chovido no dia anterior e quer a folhagem das árvores quer a que se encontrava depositada no chão dos vários trilhos brilhavam com cores mais vibrantes, à medida que os raios solares penetravam na densa floresta. Como já referimos, a área é extensa e propõe-nos vários desafios difíceis de atingir. No entanto, continua a atrair inúmeros e corajosos visitantes, principalmente os fotógrafos amantes da Natureza.
Aqui vos deixo o meu olhar!
06/01/2025