………………………….

.

Nota da Redacção:

Hoje, 1 de Janeiro de 2026, iniciamos um novo ano e vamos resistindo numa realidade muito complexa, mas sempre com alguma esperança de reserva. As eleições presidenciais portuguesas de 2026 estão marcadas para 18 de Janeiro, com uma possível segunda volta agendada para 8 de Fevereiro, de modo a eleger um novo chefe de Estado para um mandato de cinco anos.

Apesar de constarem 14 nomes nos boletins de voto, só 11 candidatos foram admitidos pelo Tribunal Constitucional, não contando os votos que, por lapso ou por desconhecimento dos eleitores, sejam dirigidos a Joana Amaral Dias, a José Cardoso e a Ricardo Sousa. É uma situação inaceitável e muito confusa por parte da Comissão Nacional de Eleições, por muito válidos que sejam os argumentos entretanto apresentados.

A propósito do próximo acto eleitoral, recuperamos um “cartoon” de Onofre Varela, datado de 2016.

.

01/01/2026

Siga-nos:
fb-share-icon

Onofre Varela

Onofre Varela nasceu no Porto em 1944, estudou pintura e exerceu a atividade de desenhador gráfico no domínio da litografia e em agências de publicidade, antes de abraçar a carreira de jornalista (no âmbito do «cartoon»), em 1970, no jornal O Primeiro de Janeiro. Colaborou com a RTP, desenhando em direto a informação meteorológica no programa "Às Dez" e animando espaços infantis. Foi caricaturista e ilustrador principal no Jornal de Notícias, onde também escreveu artigos de opinião, crónicas e entrevistas. Premiado em Portugal e no estrangeiro nas áreas da caricatura e da criação de logótipos, expôs os seus trabalhos satíricos em Portugal, na Espanha, em França, na Turquia, em Macau e no Brasil. Publicou "O Peter Pan não existe" (pela Caminho, em 2007) e é coautor de "Cinco Enterros do João" (pela Arca das Letras, em 2006). Onofre Varela é uma das personalidades mais conhecidas da região do Porto.

Outros artigos

Share
Instagram