Textos longos e curtos e apetência para a leitura

(Créditos fotográficos: Thought Catalog – Unsplash)
A propósito do que aqui vou publicando, julgo poder afirmar a pouca apetência, por parte da grande maioria dos nossos adultos e adolescentes, para a leitura. Os sucessivos governos nunca fizeram nem mostram estar realmente interessados em procurar inverter esta situação. A Escola não soube ou não quis criar hábitos de leitura nos nosso jovens.
Protegida por este alheamento de quem comanda a nossa vida e o nosso destino, a imensa maioria da comunicação social injecta-nos doses cavalares de futebol, entretenimentos de baixíssimo nível, sem qualquer preocupação educativa e cultural, e outros “adormecedores” que lhe dão audiências e lucros.
Os telemóveis, uma praga que contagia até as crianças mais pequeninas, é outro factor a contribuir para esta lamentável situação.

Está aqui a explicação para o reduzido número de “gostos” e comentários aos textos que aqui e no Facebook edito, com mais de três ou quatro linhas.
Esta é a nossa triste realidade e não abdico do meu dever de cidadania (como professor que fui e não deixei de ser, a todos os níveis, na escola e fora dela), de a denunciar, as vezes que entenda.
.
26/05/2025