À atenção de Karl Marx

 À atenção de Karl Marx

O ex-presidente norte-americano Donald Trump cumprimenta o senador J. D. Vance na primeira noite da Convenção Nacional Republicana. (Créditos fotográficos: Doug Mills/The New York Times – oglobo.globo.com)

Retrato oficial do senador J. D. Vance, no 118.º
Congresso. (en.wikipedia.org)

Donald Trump escolheu J. D. Vance1 como o seu candidato a vice-presidente dos Estados Unidos da América. A escolha de Trump foi revelada no primeiro dia da Convenção Nacional do Partido Republicano, que decorre, desde segunda-feira até hoje (18 de Julho), no Fiserv Forum, em Milwaukee, no estado de Wisconsin, na costa ocidental do lago Michigan. O senador do Ohio aconchega-se, assim, no colinho daquele que, em 2016, comparou a Hitler.

A escolha de Vance tem ocupado parte importante do tempo de antena dos canais televisivos portugueses. E todos os sábios convidados a palrar sobre o sujeito enfatizam sobre as suas origens familiares humildes, elegendo-o como um “bom comunicador”, que “conhece as dificuldades da classe trabalhadora”.

J. D. Vance não é o único tipo que salta da pobreza para os (a)braços do capital. Mesmo do capitalismo mais brutal que é aquele que Trump corporiza. E que leva o ultra-reaccionário Elon Musk “a doar 45 milhões de dólares por mês” à campanha. A que se juntam outros de igual jaez.

O monumento encoberto em Berlim: Marx moderno? (© dpa – deutschland.de)

O Mundo está recheado de tipos como J. D. Vance. Isto é, de pequenos fdp cujo grande objectivo é guindarem-se à condição de grandes fdp. Como muitos de nós, também eu conheço alguns. Sei bem daquilo que são capazes, mesmo que sempre façam questão de dizer que “vieram de baixo”. Hoje, Karl Marx ter-lhes-ia dedicado um dos seus livros. Certamente.

.

………………………….

.

Nota da Redacção:

1 – James David Vance é conhecido por J. D. Vance, apesar de, com o nascimento (a 2 de Agosto de 1984), lhe terem dado o nome de James Donald Bowman.

.

………………………….

.

Nota do Director:

O jornal sinalAberto, embora assuma a responsabilidade de emitir opinião própria, de acordo com o respectivo Estatuto Editorial, ao pretender também assegurar a possibilidade de expressão e o confronto de diversas correntes de opinião, declina qualquer responsabilidade editorial pelo conteúdo dos seus artigos de autor.

.

18/07/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Autor, editor, jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP). Publicou o romance “Português Suave” e o livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”. É um dos autores portugueses com obra publicada na colecção “Livro na Rua”, que é editada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Tem textos publicados no "Resistir.info" e em diversos sítios electrónicos da América Latina e do País Basco. É autor da coluna semanal “Sinais de Fogo” no blogue “A Viagem dos Argonautas”. Assina a crónica “Farpas e Cafunés”, na revista digital brasileira “Nós Fora dos Eixos”.

Outros artigos

Share
Instagram