Chamemos-lhe empadão de frango

 Chamemos-lhe empadão de frango

(Direitos reservados)

Chamemos-lhe empadão de frango, mas pode ser de bacalhau.

No wok (ou uoque), amoleci, em azeite, cebolas cortadas em quartos de rodelas, alho fatiado e uma malagueta de piripiri. Juntei tomate (dois ou três, conforme o tamanho) cortado em pedaços pequenos. Deixei apurar e juntei a carne de frango cozida e desfiada.

Entretanto, com o azeite no fundo do tacho, dei uma “fritadela” ao arroz, já com o tempero de sal e, logo a seguir, uma cenoura ripada e água a ferver (três vezes o volume do arroz). Tapei o tacho e esperei uns 10 a 12 minutos.

(Direitos reservados)

Coloquei metade do arroz no fundo da assadeira, sobre ela o preparado descrito acima, sobre o qual espalhei o resto do arroz. Reguei com um pouco da água de cozer o frango, calquei, para compactar, e decorei com rodelinhas (obtidas com o descaroçador) de pimento verde e vermelho. Pincelei com ovo batido e levei ao forno, a 190 ºC, por cerca de meia hora.

.

20/02/2025

Siga-nos:
fb-share-icon

A. M. Galopim Carvalho

Professor universitário jubilado. É doutorado em Sedimentologia, pela Universidade de Paris; em Geologia, pela Universidade de Lisboa; e “honoris causa”, pela Universidade de Évora. Escritor e divulgador de Ciência.

Outros artigos

Share
Instagram