Crónica da China: 19.º dia
(© RUNA – Rute Norte)
De bicicleta até ao mercado agrícola / cidade antiga de Huanglongxi / tarde de estúdio
Hoje é segunda-feira, 27 de abril de 2026.
Hoje acaba-se a minha fruta, tenho necessariamente de ir comprar mais. Como não tenho frigorífico no estúdio, não posso comprar muita de cada vez. Tenho de ir amiúde ao mercado – para grande alegria minha, entenda-se, pois é dos meus locais preferidos. Mas ocupa-me tempo. E hoje quero ir conhecer outra atração em Chengdu: a cidade antiga de Huanglongxi.

Pequeno-almoço às 5h30.

São agora 8h08. Hoje e amanhã chove. Eu trouxe este impermeável de Lisboa, tem uma pala e tudo, para os olhos. Claro que foi feito na China e encomendei-o através da Internet já há uns sete anos, precisamente para andar de bicicleta com chuva. Também tenho umas calças e ainda umas botas de plástico, para calçar por cima dos ténis. Agora, regressou à sua pátria e o casaco está finalmente a ser estreado.



Vai um cão na motocicleta, entre as pernas da rapariga!













Deixei a fruta na residência. Trouxe duas bananas e um bolo comigo, na mochila; e vim apanhar o metro. São 9h43.
Estou em Wuhou e a cidade antiga de Huanglongxi fica a 45 quilómetros (km). A aplicação Amap sugere-me várias alternativas e escolhi esta: vim de bicicleta até à estação de metro junto à residência – estação Taiping Temple (a estação mais movimentada da China), cuja linha é a 9; e depois mudo para a 5. Após sair do metro, ainda tenho 18 km até Huanglongxi. A aplicação sugere-me o autocarro S18. Eu gostaria de ir de bicicleta; logo se vê se existem bicicletas ali tão longe, e que tipo de caminho é. Se fosse pelo meio do campo era o ideal. Desde que não chova. Aquele impermeável é muito quente, não o trouxe. Mas a chuva era só de manhã.












Paguei 5,40 yuans pelo metro (0,65 euros).




São agora 10h34. Em primeiro lugar, nem sequer há bicicletas. Em segundo lugar, não quereria mesmo fazer este caminho de bicicleta, porque não tem graça nenhuma, é uma autoestrada. Nem quero ficar na paragem do autocarro, se calhar, 30 minutos. Está uma barulheira infernal. Será que alguém se lembra, entre os leitores das crónicas de outras viagens, que tenho uma fobia ao ruído do trânsito automóvel? E quantas vezes isso implicou mudar de hotel, por exemplo, porque não consigo dormir? Portanto, vou-me já embora daqui.
Um táxi Didi fica em 26,6 yuans, ou seja, 3,19€. Chamei-o através da aplicação Alipay. Chegou num minuto.
.
















A informação histórica sobre a cidade antiga de Huanglongxi é confusa na Internet por causa dos reinos, das dinastias, dos estados – e nas versões em Inglês, turísticas, ainda piora. Uns dizem reinos, outros dizem dinastias, outros dão uma data, outros dão outra, uns dizem “Shu”, outros dizem “Shu Han”, outros “Shu” e “Han”; torna-se extremamente confuso e já várias vezes me perguntei como conseguem os estudantes chineses fixar tudo para os exames de História. E depois os websites mentem descaradamente, para atrair turistas. Por exemplo: “Huanglongxi é uma das dez aldeias antigas e extremamente pitorescas espalhadas pela China.”1 Isto é falso, a China tem centenas de aldeias históricas, ou cidades antigas preservadas, protegidas pelo Estado. Só em Yunnan, há nove anos, visitei várias, todas lindas.
Apresento, portanto, esta cidade com alguma cautela e tentativa de fidedignidade: Huanglongxi remonta ao Período dos Três Reinos (220-280 d.C.) e ao Estado de Shu Han (221-263 d.C.)2. Porém, não existem ruas nem praças visíveis da época dos Três Reinos; o tecido urbano preservado é essencialmente Ming (1368–1644) e Qing (1644–1912).
Os principais pontos turísticos são ruas antigas, árvores centenárias, templos antigos, docas antigas, casas antigas e os costumes folclóricos. É reconhecida pelo Ministério da Cultura como o berço do “Dragão de Fogo”, uma arte folclórica chinesa. Além disso, muitas iguarias e petiscos locais aguardam os visitantes.3
O famoso poeta da Dinastia Tang, Du Fu (cuja casa irei visitar num dos próximos dias), certa vez, celebrou a cidade antiga de Huanglongxi num poema. E graças ao “charme” rústico e pitoresco da cidade, ela é um refúgio predileto de estudantes de arte da vizinha metrópole de Chengdu.4
Huanglongxi serviu de modelo para inúmeros anúncios de televisão e mais de 200 filmes, um desenvolvimento que lhe rendeu os apelidos de “Cidade do Cinema e da Televisão”, bem como “Hollywood da China”.5









Custou seis yuans (0,72€).No entanto, o milho está muito seco e rijo, pouco vou conseguir comer.




















Estive cerca de uma hora dentro de Huanglongxi. Faz frio e está um dia muito desolado: davam 28°C / 83°F para hoje, mas têm estado 20°C / 68°F, apenas. E só mais tarde descobri que existe outra parte mais tranquila, fora do centro turístico e que, infelizmente, acabei por não visitar.






Este é o autocarro S18, que vai para a cidade antiga.









O Huji é da raça “Welsh Corgi Pembroke”, uma raça nativa do País de Gales conhecida por ser a favorita da Rainha Isabel II, que teve mais de 30 corgis ao longo da sua vida. Todavia, aqui em Chengdu é uma raça muito popular. Não há um “ranking” oficial único, mas os relatórios da indústria pet na China apontam consistentemente para “poodles”, “bulldogs franceses”, “labradores”, “golden retrievers” e “corgis” como as cinco raças mais populares nas áreas urbanas. A palavra “corgi” tem origem galesa e significa “anão”. Estes cães são extremamente inteligentes e foram classificados em 11.º lugar no “ranking” de inteligência canina.6

A cozinheira He a meter-se comigo. Foi ela quem me tirou a fotografia hoje de manhã, com o impermeável vestido.


Cheguei, às 14h40, à residência e começou a chover torrencialmente pouco depois. Ainda pintei durante o resto da tarde. Desta vez introduzi o ocre.


Notas bibliográficas:
1, 2, 4 e 5 – Dai, I. (21 junho 2021) “Huanglongxi Ancient Town”. ChinaTravel.com. Página consultada a 7 de junho de 2026.
3 – “Huanglongxi Ancient Town” (s.d.). China International Travel Service Ltd. (CITS). Página consultada a 7 de junho de 2026.
6 – “Pembroke Welsh Corgi” (s.d.). Animalia.pets. Página consultada a 7 de junho de 2026. https://animalia.bio/pets/pembroke-welsh-corgi
23/07/202