Entrar com o pé direito
Esta superstição, que ainda hoje vigora em muitas mentes, teve origem na antiga civilização romana, na qual se procurava chamar a atenção das divindades de forma positiva. Nas grandes celebrações e nas festas realizadas na Roma Antiga, os convidados eram alertados para entrarem nos salões com o pé direito, hábito muito ligado à boa sorte. Assim, evitariam maus agouros e garantiriam que tudo ia correr bem.
Em Italiano, a palavra “esquerda” diz-se “sinistra” e, por isso, no Império Romano, a palavra “esquerda” tinha o estigma de algo negativo.
Actualmente, para além de “esquerda” e de “direita” significarem direcções opostas, estão também conotadas com ideologias políticas, mas esta ligação só apareceu nos finais do século XVIII, com a Revolução Francesa, quando os membros da Assembleia Nacional que se agrupavam à direita eram os partidários do rei e os que se reuniam à esquerda eram os simpatizantes da revolução.
De facto, a expressão tornou-se popular, aceitando-se que “entrar com o pé direito” significa começar bem, evitando o azar.
15/12/2022