Festa censurada

 Festa censurada

Comício da Festa do Avante! 2024 (© PCP)

As primeiras páginas dos jornais de segunda-feira (9 de Setembro) não fizeram qualquer referência à Festa do Avante! Tal qual aconteceu durante o fim-de-semana. Apenas o Diário de Notícias, na sua edição de sexta-feira, o fez. Assim: “Avante! Depois das perdas eleitorais da CDU e já com as eleições autárquicas no horizonte

Comício da Festa do Avante! 2024 (© PCP)

Os chamados canais informativos também alinharam na censura à mais importante manifestação cultural do país. Recheada de um cabaz em que coube, por exemplo, a orquestra Sinfonietta de Lisboa, Sérgio Godinho e Capicua, Dino d’Santiago e a cantora brasileira Bia Ferreira, a par do destaque dado à Festa dos Tabuleiros (ou Festa do Espírito Santo) de Tomar, bem como da celebração do centenário de Carlos Paredes e da apresentação de “Amor é fogo que arde sem se ver”, a peça com que a Companhia “A Barraca” assinala os 500 anos de Luís de Camões.

(festadoavante.pcp.pt/2024)

Mais: a intervenção do secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, no tradicional comício de encerramento, apenas mereceu “directos” na SIC Notícias e na RTP3. Foram meros fogachos que apenas registaram as palavras solidárias de Paulo Raimundo com o povo palestiniano, perante uma multidão que, como sempre acontece, as câmaras não mostram.

Comício da Festa do Avante! 2024 (© PCP)

Tão mau serviço contraria a prática de anos anteriores: SIC Notícias e RTP3 sempre transmitiram na íntegra as intervenções do secretário-geral comunista.

A censura que aqui registo confirma aquela que, há muito, é praticada pela generalidade dos jornais e das televisões, em que nunca ou raramente há espaço para membros daquele que é o mais antigo partido português, com uma história recheada de luta heróica pela Liberdade. Mesmo que isso tenha custado a prisão e, muitas vezes, a morte a muitos dos seus militantes.

.

Nota, a tempo:

De uma coisa os senhores jornalistas podem estar certos: caso os seus postos de trabalho sejam ameaçados de novo, tal qual aconteceu recentemente no Global Media Group, contarão com a solidariedade dos militantes do partido que agora viu a sua Festa censurada.

.

………………………….

.

Nota do Director:

O jornal sinalAberto, embora assuma a responsabilidade de emitir opinião própria, de acordo com o respectivo Estatuto Editorial, ao pretender também assegurar a possibilidade de expressão e o confronto de diversas correntes de opinião, declina qualquer responsabilidade editorial pelo conteúdo dos seus artigos de autor.

.

12/09/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. “Diário de Notícias”, “Portugal Hoje”, “Record”, “Tal & Qual” e “Jornal de Notícias” (JN) são algumas das publicações onde exerceu o seu ofício [Fonte: “Quem é Quem no Jornalismo”, obra editada pelo Clube de Jornalistas, em 1992]. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi delegado sindical e dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) [no biénio de 1996/97, sendo a Direcção do SJ presidida por Diana Andringa], da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP) e membro do Conselho de Redacção do JN, do qual foi editor-adjunto do “Gabinete de Reportagem” e do “Desporto”. É autor do romance “Português Suave – Cuidado com cão” [1.ª edição “Euroedições”, em 1990; 2.ª edição “Arca das Letras”, em 2004], do livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”, da peça de teatro “E Tudo o Espírito Santo Levou” e da obra para a infância “A Família da Gata Pintinhas”. É um dos autores portugueses com obra publicada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Actualmente, integra a Redacção do jornal digital “sinalAberto”.

Outros artigos

Share
Instagram