Foi cá um farrobodó!

1.º Conde de Farrobo (ciencia25anos.pt)
Esta expressão popular refere-se a uma festa muito animada, com muito barulho e confusão à mistura. A expressão similar “regressa o farrobodó” também pode significar uma grande confusão e briga.

Sequeira. (http://lisboasos.blogspot.com)
Quanto à palavra “farrobodó” – muitas vezes, confundida com “forrobodó” e com “farrabadó” –, admite-se que tenha origem na pessoa de Joaquim Pedro Quintela, que foi, entre outros títulos a par dos de nobreza, 1.º Conde de Farrobo e 2.º Barão de Quintela. Possuidor de uma considerável fortuna, ficou conhecido pelos sumptuosos e desmesurados festins que organizava – os “farrobodós” –, em meados da década de 30 do século XIX. Há quem duvide de que as formas “farrobodó” e “farrabadó” sejam anteriores a “forrobodó”. Porém, alguns estudiosos consideram “muito mais duvidoso […] que qualquer uma destas formas se relacione com Farrobo”.
Seguindo a 1.ª edição, de 1899, do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Cândido de Figueiredo, a palavra “forrobodó” é identificada como um brasileirismo que significa “baile reles”.
O Conde de Farrobo, visto como o maior magnata do século XIX, em Portugal, além das festas que promovia e que o fizeram gastar grande parte da sua fortuna, foi filantropo e grande mecenas das Artes e promotor de manifestações artísticas. Também foi um atento observador das novidades tecnológicas da época. Mandou colocar no seu palácio iluminação a gás, vinte anos antes da instalação pública em Lisboa, e possuía uma máquina inovadora que tirava retratos.

Apesar de ter nascido (a 11 de Dezembro de 1801) e morrido (a 24 de Setembro de 1869) no Palácio de Quintela, na Rua do Alecrim, em Lisboa, Joaquim Pedro Quintela viveu no Palácio Farrobo, mais conhecido como Palácio das Laranjeiras. Este palácio possuía uma grande quinta onde, em 1905, foi instalado o Jardim Zoológico de Lisboa. Refira-se que esta reserva foi a primeira com fauna e flora da Península Ibérica, tendo sido inaugurada, em 1884, no Parque de São Sebastião da Pedreira. Posteriormente, o parque zoológico (e botânico) mudou-se para a Palhavã e, a 28 de Maio de 1905, foram abertas as novas e definitivas instalações na Quinta das Laranjeiras.

Adjacente ao Palácio das Laranjeiras, encontra-se o famoso Teatro das Laranjeiras, igualmente chamado Teatro Thalia, o verdadeiro salão de festa do Conde de Farrobo que, tendo ardido em 1862, foi recentemente restaurado.
Do seu título nobiliárquico – Conde de Farrobo – parece, pois, ter surgido a palavra “farrobodó”, que se refere às festas por ele organizadas e que o levaram a estoirar ou a gastar descontroladamente uma fortuna que terá demorado dez gerações a criar.
06/10/2022