Futebolês

(Créditos fotográficos: Lesly Juarez – Unsplash)
Pedro Proença, actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que anteriormente liderou a Liga Portugal, será agraciado pelo município do Porto com a Medalha de Mérito. E essa distinção já lhe valeu outra: ser o escolhido para título da notícia publicada na edição digital do Jornal de Notícias do dia 12 (quinta-feira).
Tal escolha espelha bem a ditadura mediática a que se sujeita a imprensa de hoje1. Atribuindo o palco a quem é mais popular, deixando nos bastidores da notícia aqueles que, pelos seus méritos ou feitos cívicos, são merecedores de tais distinções. Como, por exemplo, José Pacheco Pereira, Pedro Burmester, Sérgio Godinho, Ilda Figueiredo, Manuel Loff e o Instituto Português de Oncologia do Porto.

Ou ainda: António Sarmento, Manuel Correia Fernandes e Rui Guimarães. O primeiro é director do Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João; o segundo é arquitecto com obra distinguida, nacional e internacionalmente; e o terceiro fundou o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

As Medalhas da Cidade serão atribuídas a 9 de Julho, dia que “assinala a chegada, em 1832, do rei D. Pedro IV ao Porto, momento que, mais tarde, culminaria no episódio da libertação do cerco dos absolutistas”. Homenageia-se, assim, todos “os que se dedicam à cidade”. A cerimónia, como habitualmente, decorrerá na Casa do Roseiral.
.
Nota:
1 – O futebolês também é usado para definir a grandeza da construção de algo importante, como um hospital, por exemplo. Escrevem e dizem: “Será implantado numa área correspondente a 15 campos de futebol.”
.
16/06/2025