Futebolês

 Futebolês

(Créditos fotográficos: Lesly Juarez – Unsplash)

Pedro Proença, actual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que anteriormente liderou a Liga Portugal, será agraciado pelo município do Porto com a Medalha de Mérito. E essa distinção já lhe valeu outra: ser o escolhido para título da notícia publicada na edição digital do Jornal de Notícias do dia 12 (quinta-feira).

Tal escolha espelha bem a ditadura mediática a que se sujeita a imprensa de hoje1. Atribuindo o palco a quem é mais popular, deixando nos bastidores da notícia aqueles que, pelos seus méritos ou feitos cívicos, são merecedores de tais distinções. Como, por exemplo, José Pacheco Pereira, Pedro Burmester, Sérgio Godinho, Ilda Figueiredo, Manuel Loff e o Instituto Português de Oncologia do Porto.

(cm-porto.pt)

Ou ainda: António Sarmento, Manuel Correia Fernandes e Rui Guimarães. O primeiro é director do Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João; o segundo é arquitecto com obra distinguida, nacional e internacionalmente; e o terceiro fundou o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

Vista da praia de Arnosa de Pampelido (ou Praia da Memória), em Perafita, onde desembarcou D. Pedro à frente do exército libertador. Gravura publicada no Elogio Histórico do Rei D. Pedro IV, pelo Marquês de Resende, apresentado na Academia das Ciências de Lisboa em 1836 e publicado em 1867. (Palácio Nacional de Queluz | © PSML – dpedroiv.parquesdesintra.pt)

As Medalhas da Cidade serão atribuídas a 9 de Julho, dia que “assinala a chegada, em 1832, do rei D. Pedro IV ao Porto, momento que, mais tarde, culminaria no episódio da libertação do cerco dos absolutistas”. Homenageia-se, assim, todos “os que se dedicam à cidade”. A cerimónia, como habitualmente, decorrerá na Casa do Roseiral.

.

Nota:

1 – O futebolês também é usado para definir a grandeza da construção de algo importante, como um hospital, por exemplo. Escrevem e dizem: “Será implantado numa área correspondente a 15 campos de futebol.”

.

16/06/2025

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. “Diário de Notícias”, “Portugal Hoje”, “Record”, “Tal & Qual” e “Jornal de Notícias” (JN) são algumas das publicações onde exerceu o seu ofício [Fonte: “Quem é Quem no Jornalismo”, obra editada pelo Clube de Jornalistas, em 1992]. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi delegado sindical e dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) [no biénio de 1996/97, sendo a Direcção do SJ presidida por Diana Andringa], da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP) e membro do Conselho de Redacção do JN, do qual foi editor-adjunto do “Gabinete de Reportagem” e do “Desporto”. É autor do romance “Português Suave – Cuidado com cão” [1.ª edição “Euroedições”, em 1990; 2.ª edição “Arca das Letras”, em 2004], do livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”, da peça de teatro “E Tudo o Espírito Santo Levou” e da obra para a infância “A Família da Gata Pintinhas”. É um dos autores portugueses com obra publicada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Actualmente, integra a Redacção do jornal digital “sinalAberto”.

Outros artigos

Share
Instagram