Gaza: uma armadilha mortal

 Gaza: uma armadilha mortal

(msf.org.pt)

Secretário-geral da organização não-governamental MSF,
Christopher Lockyear. (swissinfo.ch)

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) não tem dúvidas: Israel está a fazer uma “limpeza étnica” na Faixa de Gaza. “Vemos sinais claros de limpeza étnica à medida que os Palestinianos são deslocados à força, presos e bombardeados”, denunciou o secretário-geral da organização MSF, Christopher Lockyear.

Intitulado “Gaza: a vida numa armadilha mortal“, o relatório da MSF documenta os “41 ataques contra profissionais da MSF, incluindo ataques aéreos contra estabelecimentos de saúde” e “fogo directo contra comboios humanitários”. A organização foi obrigada a evacuar hospitais e centros de saúde 17 vezes.

(msf.org.pt)

Segundo a ONG, o cerco imposto por Israel reduziu drasticamente “a ajuda humanitária, com apenas 37 camiões por dia a serem autorizados a entrar durante Outubro”. Antes do conflito, 500 camiões prestavam a ajuda humanitária diariamente. O norte do território, assevera a MSF, particularmente o campo de Jabalia, tem sofrido uma ofensiva de “extrema violência”.

A MSF denuncia também o bloqueio às evacuações médicas, tendo Israel autorizado apenas “1,6% dos pedidos feitos entre Maio e Setembro deste ano”. A ONG apela “a um cessar-fogo imediato e ao levantamento do cerco para permitir o transporte de ajuda humanitária em quantidade suficiente para as necessidades crescentes” e pede aos “Estados, nomeadamente aos aliados mais próximos, para que acabem com o seu apoio incondicional a Israel”.

Porta-voz do Departamento
de Estado norte-americano,
Vedant Patel. (en.wikipedia.org)

O genocídio levado a cabo pelos Israelitas já provocou a morte de 45 mil pessoas. Metade eram mulheres e crianças. Como sempre acontece, o governo assassino de Netanyahu diz que tais denúncias são “mentiras” e os Estados Unidos da América (USA) apenas reconhecem que há “uma terrível crise humanitária em Gaza”, segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel.

Estão cobertas de sangue as mãos de Benjamin Netanyahu. Tal como as de Biden e as dos congressistas norte-americanos que, em Julho, o aplaudiram de pé. Relembro, a propósito, o tributo dos “democratas” dos USA:

23/12/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Autor, editor, jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP). Publicou o romance “Português Suave” e o livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”. É um dos autores portugueses com obra publicada na colecção “Livro na Rua”, que é editada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Tem textos publicados no "Resistir.info" e em diversos sítios electrónicos da América Latina e do País Basco. É autor da coluna semanal “Sinais de Fogo” no blogue “A Viagem dos Argonautas”. Assina a crónica “Farpas e Cafunés”, na revista digital brasileira “Nós Fora dos Eixos”.

Outros artigos

Share
Instagram