“Para o infinito e mais além”

 “Para o infinito e mais além”

(amazon.com)

(*)

(Direitos reservados)

“Há muitos e muitos anos, antes de os humanos entenderem o que havia acima das nuvens, o reino do céu e das estrelas era exclusivamente habitado por deuses e explicado por mitos e fábulas. Mas uma série de descobertas, entremeadas com avanços e recuos, caminhos errados e becos sem saída, acabou por destruir essas crenças primitivas, dando à humanidade o conhecimento necessário para poder desvendar estranhas e humildes verdades. A odisseia da descoberta cósmica tinha começado – e assim desde então. Lenta, mas firmemente, um novo universo emergiu – um universo fervilhante de moléculas, onde espreitam buracos negros monstruosos e onde serpenteiam vazios e galáxias de todos os tamanhos e feitios, a sugerir-nos insondáveis mistérios ainda por explorar.

Neste livro convidamos os leitores a embarcarem connosco numa viagem de corpo e alma, da Terra para o infinito e mais além.”

Neil de Grasse Tyson (kleinhansbuffalo.org)

São estas as primeiras palavras do livro intitulado “Para o Infinito e Mais Além – Uma Viagem de Descoberta Cósmica”, editado em Novembro de 2024, pela Gradiva, obra da autoria de Neil de Grasse Tyson e Lindsey Nyx Walker.

Neil de Grasse Tyson é astrofísico no Museu Americano de História Natural, onde dirige o mundialmente famoso Planetário Hayden. É autor do bestseller “Astrofísica para Gente com Pressa”, entre outros livros de divulgação científica.

Lindsey Nyx Walker é produtora sénior e redactora principal no podcast de divulgação científica StarTalk, transformado, em 2015, em programa de televisão transmitido pelo canal National Geographic, o qual obteve já uma nomeação para um Emmy.

Lindsey Nyx Walker (Créditos fotográficos: Tyler
Babin – gradiva.pt)

Este livro, publicado originalmente em 2023, com o título “To Infinity and Beyond – A Journey of Cosmic Discovery”, tem a tradução para Português efectuada pelo físico e comunicador de ciência Carlos Fiolhais, com a revisão de texto por Helena Soares e por Carlos Pinheiro.

Este é um belíssimo livro, com 318 páginas profusamente ilustradas a cores. É constituído por quatro partes. A primeira intitula-se “Deixando a Terra”; a segunda nomeia-se “Passeando pelo quintal do Sol”; a terceira parte tem por título “Para o espaço sideral”; e a última e quarta designa-se “Para o infinito e mais além”.

(Créditos fotográficos: Vasjan Leno – Unsplash)

O leitor terá o gosto de poder ler uma escrita acessível sobre os mistérios do Universo. Neil de Grasse Tyson já nos habituou à sua forma inteligente e humorada de desvendar o conhecimento do Cosmos. Consegue trazer a astrofísica para o alcance de todos.

É uma obra que, com certeza, nos enriquecerá com o conhecimento mais actualizado sobre o Cosmos e sobre a aventura da descoberta humana no que se refere aos mistérios mais intricados do Universo.

.

………………….

.

(*) Artigo no âmbito do programa “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa.

.

25/11/2024

Siga-nos:
fb-share-icon

António Piedade

Bioquímico e comunicador de Ciência. Publicou centenas de artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de diversos livros de divulgação de Ciência, entre os quais se destacam “Íris Científica” (Mar da Palavra, 2005 – Plano Nacional de Leitura), ”Caminhos de Ciência”, com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011) e “Diálogos com Ciência” (Trinta Por Uma Linha, 2019 – Plano Nacional de Leitura), também prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, a exemplo do já muito popular “Ciência às Seis”, no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.

Outros artigos

Share
Instagram