Utilitário LMM encaixa
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, confirmou que Luís Marques Mendes é quem “encaixa melhor” no perfil para ser o candidato do seu partido a Presidente da República. A confirmação de tal “encaixe” acontecerá no Congresso do Partido Social Democrata (PSD), agendado para 19 e 20 de Outubro, em Braga.
Como é sabido, Marques Mendes “encaixou” esse seu objectivo de vida numa das suas “homilias dominicais” na SIC. Há muitos meses. Assim, a modos como quem conquista um lugar na “pole position”. O “encaixe” do analista/comentador motivou, então, múltiplas reacções. Sobretudo, entre os seus correligionários.
Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, admitiu ter “qualidades” para uma candidatura presidencial. E Hugo Soares, secretário-geral e líder parlamentar do PSD, atirou com o nome de Leonor Beleza, mas esta logo esclareceu que não está interessada. Percebe-se: apesar de o Palácio de Belém ser vizinho da Fundação Champalimaud, a sua actual presidência é bem mais atractiva…
Depois de ter “marcado terreno” em Agosto de 2023, Marques Mendes remeteu-se ao silêncio. Apenas quebrado na Universidade de Verão do PSD, em Agosto último. Perante os alunos, o comentador/analista admitiu que estava “mais próximo do que nunca” de tomar uma decisão sobre uma eventual candidatura presidencial, prometendo falar “daqui a uns” meses, seja para avançar ou não. “Se houver utilidade para o país”, sublinhou, então.
Agora, o sucessor do professor Marcelo Rebelo de Sousa no comentário televisivo espera que o Congresso do PSD lhe dê luz verde para confirmar uma candidatura que o coloque em Belém. É para isso que servem as homilias domingueiras no canal do Dr. Balsemão. E, claro, os elogios ao primeiro-ministro. Como este que pode reouvir, aqui, no contexto da sua “Análise”.
.
………………………….
.
Nota do Director:
O jornal sinalAberto, embora assuma a responsabilidade de emitir opinião própria, de acordo com o respectivo Estatuto Editorial, ao pretender também assegurar a possibilidade de expressão e o confronto de diversas correntes de opinião, declina qualquer responsabilidade editorial pelo conteúdo dos seus artigos de autor.
.