Xenofobia? Tento na língua!
Teatro Nacional São João, no Porto. (Wikicommons)

Citado1 por Victor Hugo Pontes, o novel director artístico do TNSJ (Teatro Nacional de São João), Pedro Sobrado, o presidente do Conselho de Administração da mesma instituição, terá considerado “xenofobia artística” as críticas feitas por quem discordou da escolha do dito director. Por ter sido, primeiro, a de um realizador de cinema que, depois, renunciou; e, em segunda escolha, o citado novel, um coreógrafo.

funções de director artístico do Teatro Nacional São João para o
quadriénio de 2025-2028. (Créditos fotográficos: Estelle Valente /
e-cultura.pt)
Esta “xenofobia artística”, num assunto em que nunca me pronunciei – até por ser parte completamente desinteressada – terá a ver com o facto de o regulamento do concurso para a escolha expressar especificamente “um fazedor de teatro”; e um cineasta ou um coreógrafo o não serem. Mas, por mim, pode mesmo ser um tanoeiro ou um ciclista da Volta a Portugal. O que me choca é a facilidade (wokista de gabinete?) com que se usa a palavra “xenofobia” a despropósito. É o abuso dos termos que os relativiza naquilo que de grave são.
“C’est un petit four” para acompanhar o café amargo da menorização dos crimes fóbicos. Quem traz o “sim-senhor” sempre alapado em poltronas da administração pública não fará a mínima ideia do que é uma vítima de xenofobia, de racismo ou de homofobia. É tão despropositado como dizer que estas palavras representam uma tentativa de genocídio do conselho de administração do TNSJ.
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Nota:
1 – Em entrevista ao jornal Público, na edição de 11 de Outubro de 2025, sob o título “Victor Hugo Pontes: ‘O Teatro Nacional São João tem de ser muito mais um reflexo do mundo’ ”.
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Nota do Director:
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16/10/2025