A exuberante e bela igreja de Válega

 A exuberante e bela igreja de Válega

(cm-ovar.pt)

É exuberantemente bela a igreja matriz de Válega1. Por fora e por dentro. Graças às cores vibrantes dos painéis de azulejos que a revestem. A igreja de Válega começou a ser construída em 1746, mas a sua conclusão demorou mais de um século.

(Créditos fotográficos: Ana Soares Novais)
(Créditos fotográficos: Ana Soares Novais)

A frontaria está completamente revestida a “azulejos policromáticos da fábrica Aleluia2, de Aveiro, colocados em 1960, com temas figurativos de origem bíblica”.

O interior da Igreja Matriz de Santa Maria de Válega, que é igualmente conhecida por Igreja de Nossa Senhora do Amparo, também é revestido por azulejos policromáticos, sendo os seus tectos cobertos com madeiras exóticas.

Foram os irmãos Oliveira Lopes, empresários e beneméritos locais, que os ofereceram, em meados do século passado, enquanto os belíssimos vitrais, “concebidos em Madrid”, datados dos anos 60 do século XX, foram uma oferta do comendador António Maria Augusto da Silva.

Verdadeira obra-prima, a igreja de Válega é extraordinariamente bela. As imagens registadas pela Ana são disso testemunho e valem mais do que mil palavras… Visite-a!

(Créditos fotográficos: Ana Soares Novais)

Notas:

1 – Válega é uma freguesia do concelho de Ovar, no distrito de Aveiro, que foi elevada a vila em Julho de 1985. Como informa a própria junta de freguesia, tem 6827 habitantes e 2266 famílias (segundo os Censos de 2011), sendo a segunda freguesia com maior área do concelho de Ovar (26,64 quilómetros quadrados). “Limita a norte com as freguesias de Ovar e de São João de Ovar, a sul com as freguesias de Avanca e de Pardilhó (concelho de Estarreja), a leste com as freguesias de São Vicente de Pereira Jusã (concelho de Ovar) e São Martinho da Gândara (concelho de Oliveira de Azeméis) e a oeste com a ria de Aveiro”, esclarece a autarquia, na sua página electrónica.

2 – As origens da empresa Aleluia Cerâmicas remontam ao ano de 1905, quando foi fundada pela família Aleluia. Hoje, depois de mais de cem anos de actividade, a Aleluia Cerâmicas é uma estrutura industrial tecnologicamente avançada, dedicada exclusivamente à produção e decoração de revestimentos e pavimentos cerâmicos. Como podemos ler no portal Espaço de Arquitectura, a empresa Aleluia Ceramics está presente nos cinco continentes, em mais de 60 países, com uma rede de mais de uma centena de distribuidores e 700 retalhistas e cerca de 4500 pontos de venda, exportando mais de 70% da sua produção.

.

09/06/2025

Siga-nos:
fb-share-icon

Soares Novais

Porto (1954). Jornalista. Tem prosa espalhada por jornais, livros e revistas. “Diário de Notícias”, “Portugal Hoje”, “Record”, “Tal & Qual” e “Jornal de Notícias” (JN) são algumas das publicações onde exerceu o seu ofício [Fonte: “Quem é Quem no Jornalismo”, obra editada pelo Clube de Jornalistas, em 1992]. Assinou e deu voz a crónicas de rádio. Foi delegado sindical e dirigente do Sindicato dos Jornalistas (SJ) [no biénio de 1996/97, sendo a Direcção do SJ presidida por Diana Andringa], da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP) e membro do Conselho de Redacção do JN, do qual foi editor-adjunto do “Gabinete de Reportagem” e do “Desporto”. É autor do romance “Português Suave – Cuidado com cão” [1.ª edição “Euroedições”, em 1990; 2.ª edição “Arca das Letras”, em 2004], do livro de crónicas “O Terceiro Anel Já Não Chora Por Chalana”, da peça de teatro “E Tudo o Espírito Santo Levou” e da obra para a infância “A Família da Gata Pintinhas”. É um dos autores portugueses com obra publicada pela Editora Thesaurus, de Brasília. Actualmente, integra a Redacção do jornal digital “sinalAberto”.

Outros artigos

Share
Instagram