Ainda há espírito de Natal? Ainda podemos festejar o Natal?
Donald Trump e as suas decisões autoritárias. (Créditos fotográficos: History in HD – Unsplash)
Com as guerras que acontecem na Europa e as “subterrâneas” dos Estados Unidos da América (EUA) contra os governos progressistas do México, da Colômbia e, em especial, da Venezuela, lembrando o assédio económico e comercial exercido, nos anos 70 do século XX, com o governo de Salvador Allende, por causa da nacionalização das empresas do cobre chileno!…
Antes já eram, mas agora os EUA são cada vez mais imperialistas. Com o ataque à União Europeia, tudo isso antecipa um clima de guerra – nem fria nem quente –, principalmente, um ataque subterrâneo a todo o resto do Mundo e às democracias existentes.
.
A tua greve é pior do que a minha…

Considerando as diferenças entre o governo e a oposição (envolvendo os sindicatos), na análise à greve geral, de 11 de Dezembro de 2025, o actual executivo não tem a coragem necessária – que qualquer governo deveria ter –para aceitar que, de facto, a recente greve geral nacional foi um sucesso, como todas as outras anteriores realizadas em democracia.
.
Em Gaia…

Na cidade de Vila Nova de Gaia, a transição democrática poderia ser mais “polite”, como dizem os Ingleses, entre Luís Filipe Menezes e Vitor Rodrigues. Acusações vão e vêm, misturadas com a troca de galhardetes e a, já comentada por nós (ver a edição de 24 de Novembro de 2025, do sinalAberto), instabilidade das alterações na ciclovia da Avenida da República. Francamente lamentável!
.
O meu Natal é melhor do que o teu

Nesta época, os municípios digladiam-se para obter as melhores ofertas públicas relacionadas com o Natal: luzes, barraquinhas e actividades lúdicas que não são outra coisa senão uma versão Disneylândia e que convertem as cidades e vilas em parques temáticos! Pelo que apreciei, o Porto está menos luminoso. E também Gaia. Nada que se compare com a feérica luz da nossa vizinha Vigo!
.
Impossível não falar das presidenciais
Os debates televisivos foram 28, com os principais candidatos à Presidência da República. Complementados pelas respectivas notas (ou classificações) atribuídas pelos comentadores a cada um dos intervenientes nesses debates. Vou apenas comentar um: o de Catarina Martins com André Ventura, o “Senhor do Chega”.

Troca, novamente, de galhardetes. “Uma má actriz” e “um pantomineiro”, foram os epítetos trocados pelos dois. Se eu fosse comentador (ou jornalista fictício) e tivesse de dar notas, julgo que Catarina ganhou! Justifico-me. Pode ser má actriz por vários motivos. Um desempenho mau pode depender de um mau texto, de uma má encenação, de uma má companhia ou do elenco… Mas, uma actriz é e será sempre uma actriz. E um pantomineiro será sempre um pantomineiro!
.
Marcelo Rebelo de Sousa abdica do complemento da reforma

O cessante Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, abdica da subvenção a que teria direito como ex-Presidente da República, à qual tem direito. mantendo a de professor universitário jubilado e profissional liberal, pelos serviços como jurista. Não posso deixar de me lembrar do anterior – Aníbal Cavaco Silva – que temia pela sua reforma, antes de deixar o Palácio de Belém.
.
Há Natais e Natais…

Há o Natal dos que o podem celebrar e o daqueles que não podem: os doentes, os refugiados, os pobres, os sem-abrigo (são mais 1400 do que os registados no ano passado!). Para todos eles, é imprescindível a solidariedade que se expressa na sociedade portuguesa e na ajuda a colmatar essas necessidades. Estão de parabéns todas as pessoas e organizações solidárias que se voluntariam também no período do Natal, a exemplo do Banco Alimentar.
.

Território de Charles Dickens
Na literatura, o Natal é o território de Charles Dickens.
“A Christmas Carol” é um livro da sua autoria, com várias traduções em Português, sendo uma delas “Um Conto de Natal”. Esta sua obra é mil vezes lembrada e tem sido levada ao cinema, ao teatro e à animação…
Neste Natal, foi reeditado um outro livro de Dickens, intitulado “O Rei dos Reis”. Assim, o maior e mais recordado autor natalício entra nestas datas com uma obra quase esquecida.
.
Espectáculo “Branca de Neve & Outros Dramalhetes”

E há ainda os teatros e as diferentes actividades teatrais que comemoram esta data. No Teatro Nacional São João (TNSJ), o dramaturgo e encenador Nuno Carinhas convidou-nos para uma quase ceia de Natal, onde saboreámos o sabor – a redundância é intencional – dos contos “Cinderela” e “Branca de Neve e os Sete Anões”, pela mão do escritor suíço Robert Walser. Lindo espectáculo que nos traz lembranças dos belos espectáculos de Nuno Carinhas, enquanto director artístico do TNSJ. Feliz regresso!1
.

Chile. (en.wikipedia.org)
Presidente-eleito do Chile
No meu país, o Chile, o Natal ficará marcado pelo regresso do autoritarismo que o futuro presidente, José António Kast Rist, representa. Filho de um antigo oficial nazi, defensor das políticas de Augusto Pinochet e liberais, que de bom se pode esperar desta triste combinação?
.
Actores que guardo na memória
Morrem actores que guardo na minha memória, como é o caso de Héctor Alterio, argentino e protagonista de “O Filho da Noiva”, um belíssimo filme. Ameaçado de morte pela Triple A2, teve de refugiar-se em Espanha, onde refez a sua vida artística.

Também nos deixou Glória de Matos (1936-2025), professora e actriz de teatro, cinema e televisão.
E, igualmente, Bob Reiner. Sobre ele pretendo, futuramente, escrever um artigo mais desenvolvido, atendendo aos muito bons momentos que me proporcionou na sua série “Uma Família às Direitas” (“All in the Family”)3 transmitida pela RTP.

Ele interpretava um descendente polaco-americano que suportava com estoicismo as embatidas do seu sogro, Archie Bunker (esplendida interpretação do actor Carroll O´Connor). Foi uma série notável que colocou em actualidade temáticas inconvenientes, como o racismo, a homofobia, a homossexualidade, o cancro da mama, o feminismo, o estupro e a emigração nos EUA. Eram outros tempos, era uma outra América. Desrespeitosa foi a forma como Donald Trump brincou com a morte deste actor e realizador.
.
Notas:
1 – “Branca de Neve & outros Dramalhetes”, do TNSJ, com encenação e dramaturgia do antigo director artístico, Nuno Carinhas, que apresentou uma versão “subversiva e despretensiosa” dos versos em que Robert Walser reinventa as personagens criadas pelos irmãos Grimm.
2 – La Alianza Anticomunista Argentina (AAA), foi uma organização terrorista parapolicial anticomunista de ultradireita argentina, desde 1973-1976.
3 – Foram divulgados 205 episódios desta série, entre os anos de 1971 a 1979.
.
………………………….
.
Nota do Director:
O jornal sinalAberto, embora assuma a responsabilidade de emitir opinião própria, de acordo com o respectivo Estatuto Editorial, ao pretender também assegurar a possibilidade de expressão e o confronto de diversas correntes de opinião, declina qualquer responsabilidade editorial pelo conteúdo dos seus artigos de autor.
.
01/01/2026