Carl Sagan: o cientista que inspirou o Mundo
(*)
Carl Sagan foi um cientista planetário, astrónomo, astrofísico, astrobiólogo, escritor, divulgador científico e activista norte-americano. Ele é considerado um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos. O seu trabalho inspirou e fascinou milhões de pessoas em todo o Mundo.
Sagan nasceu em Nova Iorque, a 9 de Novembro de 1934. Ele estudou Física e Astronomia na Universidade de Chicago e doutorou-se em Astronomia, no ano de 1960. Após a sua graduação, Carl Sagan trabalhou como pesquisador no Laboratório de Propulsão a Jacto da agência norte-americana NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), onde estudou as atmosferas de Vénus e de Marte.
Carl Sagan também foi um grande defensor do cepticismo e do uso do método científico. Ele acreditava que a ciência é a melhor maneira de entender o mundo ao nosso redor. Por isso, trabalhou incansavelmente para promover a compreensão pública da ciência.
Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e também de mais de vinte livros de ciência e de ficção científica. O seu livro mais famoso, “Cosmos”, foi um best-seller mundial que veio a ser transformado na série de televisão “Cosmos: Uma Viagem Pessoal”, na qual foi apresentador e teve grande sucesso.
Carl Sagan morreu em 20 de Dezembro de 1996, aos 62 anos. A sua morte foi uma grande perda para o mundo da ciência e da divulgação científica. O seu legado continua vivo e o seu trabalho continua a inspirar e a educar pessoas de todas as idades.
.
A carreira de Carl Sagan
Carl Sagan começou sua carreira como cientista planetário, estudando as atmosferas de Vénus e de Marte. Ele trabalhou, igualmente, no desenvolvimento de instrumentos para a exploração espacial.
Em 1968, Sagan tornou-se professor de Astronomia na Universidade Cornell. Entretanto, continuou a realizar pesquisas científicas, mas também começou a dedicar-se à divulgação científica.
Sagan acreditava que a ciência é importante para a sociedade. Assim, trabalhou para tornar a ciência mais acessível ao público. Ele escreveu livros e artigos sobre ciência para o grande público e apareceu em programas de televisão e de rádio para falar sobre ciência.
.
O trabalho de Carl Sagan
O trabalho de Carl Sagan foi prolífico e variado. Ele publicou, como já referimos, mais de 600 artigos científicos, além de ter escrito mais de vinte livros.
O seu livro mais famoso é “Cosmos”, o qual foi publicado em 1980. “Cosmos” é uma história da ciência, tendo sido um best-seller mundial. O livro serviu de base a uma série televisiva homónima de grande sucesso, que foi exibida na década de 1980.
Outros livros importantes de Carl Sagan são “Pálido Ponto Azul”, “O Desafio do Cosmos” e “A Vida Inteligente no Universo”. Esses livros exploram temas como a origem da vida, a evolução do Universo e a possibilidade de vida extraterrestre.
.
O legado de Carl Sagan
O legado de Carl Sagan é imenso. Ele foi um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos, tendo o seu trabalho inspirado e fascinado milhões de pessoas em todo o Mundo.
Como também já observámos, Sagan acreditava que a ciência é a melhor maneira de entender o mundo que nos rodeia, o que o motivou a trabalhar incansavelmente para promover a compreensão pública da ciência. De facto, ainda hoje, o seu trabalho continua a inspirar e a educar diversas gerações.
De forma breve, recordamos alguns dos principais feitos de Carl Sagan:
- Foi um dos principais responsáveis pela descoberta de que Vénus tem uma atmosfera densa e quente.
- Propôs a teoria da panspermia, em que se afirma que a vida pode ter sido originada num outro lugar do Universo e viajado para a Terra em meteoritos1.
- Foi um dos fundadores da Sociedade Planetária, uma organização dedicada à exploração espacial.
- Foi, igualmente, um dos principais defensores do método científico e do cepticismo.
Carl Sagan foi um homem brilhante e apaixonado. O seu trabalho ainda produz grande impacto a nível mundial. Ele foi um verdadeiro herói da ciência, sendo responsável por um legado que continuará a inspirar as pessoas, por muitos anos.
.
………………….
.
Nota da Redacção:
Como lemos na Wikipédia, a “hipótese da panspermia cósmica é uma das hipóteses acerca de como surgiram as primeiras formas de vida no planeta Terra”. Essa ideia terá surgido, pela primeira vez, “no século V a.C., na Grécia, remontando a autoridade a Anaxágoras, e foi colocada novamente em evidência no século XIX por Hermann von Helmholtz, no ano de 1879”.
.
………………….
.
(*) Artigo no âmbito do programa “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa.
.
30/09/2024